Com investimentos de R$ 4 milhões, o projeto visa recuperar uma área de 15.558m², o que equivale a mais de dois campos de futebol.
A recuperação desse importante afluente vai contribuir para o aumento do fluxo de água que alimenta o Rio Caldas, garantindo a estabilidade no abastecimento ao longo do ano, principalmente nos períodos de estiagem.
Também será possível reduzir as erosões do solo, evitando a sedimentação excessiva e poluentes da água, além de estabilizar as encostas da margem do rio com a diminuição do risco de deslizamentos de terra.
Com o reflorescimento da área será possível promover a biodiversidade local, favorecendo a recolonização de espécies vegetais nativas e a ampliação da área de conservação.
Portanto, no longo prazo, beneficiará a região pela proteção de recursos naturais e redução de eventos naturais ocasionados pelas mudanças climáticas.
Prêmio Goiás Sustentável 2024
Como reconhecimento pelas práticas sustentáveis da Companhia, a Brainfarma foi contemplada com o Prêmio Goiás Sustentável 2024, que destaca boas práticas corporativas relacionadas à sustentabilidade e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população goiana.
Leia também: Daia vai ganhar ampliação do sistema de abastecimento
A companhia foi premiada pela implementação do programa “Ações Climáticas” com o desenvolvimento de projetos para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Em 2023, a Brainfarma colocou em operação uma nova subestação de energia elétrica de fonte limpa e renovável em Anápolis, com a expectativa de reduzir até 20% de emissões diretas de CO2, equivalentes a cerca de 6.800 toneladas. (Com informações da assessoria da Brainfarma)