VERSÃO FLIP
domingo, 1 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 1 de fevereiro, 2026
Contexto

Indústria goiana já acumula queda de 6,4% em 2021

de Claudius Brito
11 de junho de 2021
em Economia, Goiás
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Indústria goiana queda

Segundo o IBGE, uma das explicações está na queda da produção de farmacêuticos e farmoquímicos, assim como na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Em abril de 2021, a produção industrial goiana registrou queda de 3,6% frente a março de 2021 (série com ajuste sazonal).

Já a produção industrial nacional caiu 1,3% na mesma base de comparação, sendo a terceira queda consecutiva.

Na comparação com abril de 2020, a indústria goiana apresentou queda de 8,7%, apresentando valores negativos em três dos quatro índices já divulgados.

Sendo assim, a produção goiana já tem um acumulado de -6,4% no ano.

É a primeira vez desde setembro de 2019 que o acumulado nos últimos 12 meses apresenta resultado negativo (-0,3%).

Já na indústria nacional, houve um avanço de 34,7%, sendo o oitavo resultado positivo seguido e o maior resultado desde o início da série histórica em janeiro de 2003.

Em contrapartida, é a primeira vez que a indústria nacional registra acumulado positivo nos últimos 12 meses, uma vez que o último acumulado positivo havia sido registrado em fevereiro de 2019 (0,4%).

Para explicar a queda de 8,7% da produção industrial goiana em abril de 2021 em comparação com mesmo mês de 2020, investigam-se as principais atividades que compõem a indústria goiana.

Indústria de transformação

Enquanto a indústria extrativa se manteve estável (0,1%) no mês, a indústria de transformação alcançou sua sétima queda consecutiva em abril (-9,1%).

Dentre as atividades desta indústria que tiveram maior queda na produção foram: a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-62,5%) que apresentou a sétima queda consecutiva e acumula no ano um encolhimento de 36,1%.

Ainda: a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-23,3%) que apresentou a quarta queda seguida na produção e já acumula no ano um encolhimento de 20,9%.

Por fim, a fabricação de produtos alimentícios (- 3,1%), que é a principal atividade da indústria goiana, registra quedas desde outubro de 2020 e acumulou no ano variação negativa de 4,1%.

Os produtos que tiveram mais influência para a redução dessas atividades foram medicamentos, latas de ferro e aço para embalagem de produtos diversos e leite em pó respectivamente.

Crescimento

Por outro lado, as atividades que apresentaram crescimento na produção foram a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (5852,4%), sendo o maior aumento da série histórica, principalmente causado pela paralisação na produção ocorrida de abril de 2020, decorrente da pandemia de Covid-19.

A atividade já registra um acumulado no ano positivo (41,0%), mas o crescimento ainda não foi suficiente para que o acumulado nos últimos 12 meses seja positivo (-16,8%); a fabricação de produtos de minerais não-metálicos (55,5%), que registra o nono crescimento consecutivo e já acumula no ano um crescimento de 27,2%.

Finalmente, a fabricação de outros produtos químicos (10,9%), que apresenta o sexto crescimento consecutiva na produção e acumula no ano um crescimento de 15,4%.

Os produtos que tiveram mais influência para a redução dessa atividade foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, massa de concreto e superfosfatos respectivamente.

Locais pesquisadas com maiores taxas negativas

Bahia (-12,4%)

Goiás (-3,6%)

São Paulo (-3,3%)

Locais pesquisados com maiores taxas positivas

Amazonas (1,9%)

Rio de Janeiro (1,5%).

O que é?

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma Unidade da Federação ou entre Unidades da Federação, em diferentes setores de atividade. (Com informações do IBGE)

Rótulos: economia

Mais Artigos

Nota Fiscal Goiana- Secretaria de Estado da Economia

Pediu CPF na nota? Fique de olho no primeiro sorteio do ano da Nota Fiscal Goiana

de Redação
28 de janeiro de 2026
0

O primeiro sorteio de 2026 do programa Nota Fiscal Goiana (NFG) será realizado nesta quinta-feira (29/01). Para esta edição, a...

Imagem: Divulgação/GovTech

Primeiro desafio do GovTech Goiás já está valendo e prevê investimento de até R$ 10 milhões

de Anna Rhaissa
22 de janeiro de 2026
0

O programa vai selecionar soluções tecnológicas para problemas reais enfrentados pelo setor público estadual

Meis

Excluídos do Simples podem pedir reingresso até dia 30 de janeiro

de Anna Rhaissa
17 de janeiro de 2026
0

Pedido deve ser feito no Portal do Simples Nacional após a regularização das pendências fiscais Está aberto até 30 de...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Cristiano Mamedio

    Cristiano Mamedio obtém progressão de regime e cumpre pena no semiaberto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Corpo de corretora desaparecida em Caldas Novas é encontrado; dois suspeitos são presos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inutre: a beleza que nasce da ciência, do cuidado e do coração do Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O sequestro do sonho brasileiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui