Candidato ao Senado pelo PSDB, o ex-governador Marconi Perillo terá dois dias de agenda em Anápolis, na segunda (22) e na terça-feira (23). Será, inclusive, a primeira visita oficial após a confirmação de seu nome em convenção para buscar a única vaga em disputa para o Senado por Goiás, no pleito deste ano.
Nos dois dias, o tucano se avistará com correligionários do partido, lideranças de outras siglas partidárias, de entidades classistas, representações do meio acadêmico e, claro, terá também a agenda aberta para a imprensa. Ou seja, haverá muita movimentação do candidato que tem Anápolis como uma de suas principais bases políticas.
Super eleição
É eleição para ninguém botar defeito. Este ano, vamos às urnas escolher os nossos representantes na Presidência da República; no Governo Estadual; no Senado e na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Quer queira, quer não, a política está presente em nosso dia-a-dia e o que se decide nos poderes Executivo e Legislativo, podem muitas vezes impactar muito as nossas vidas. Aliás, isso acontece sempre. É regra e não exceção. E é por isso mesmo que este momento da vida democrática do país é tão importante. Não dá para todo mundo governar e todo mundo legislar. Por isso existe a representação política e a escolha quem faz somos nós, os eleitores, nas urnas.
Campanha curta
A campanha eleitoral é relativamente curta. São, apenas, 45 dias. No rádio e na televisão, o tempo é ainda menor. Muitas vezes, falta tempo para que os candidatos apresentem suas propostas e, da mesma forma, falta, às vezes, oportunidade de acesso para que os eleitores possam conhecer os programas de governo, propostas e ideias dos candidatos. E, as redes sociais, que seriam um caminho útil para encurtar esse caminho, pode não ser a melhor opção, devido à desinformação e notícias falsas (fake news) que infelizmente em nada contribuem dentro do processo político-eleitoral do país. Aliás, só atrapalham. E muito!

Política do bem
Está marcado para acontecer nesta sexta-feira, 19, em Anápolis, o lançamento das campanhas “Pela Política do Bem”. A concentração está marcada para às 19 horas, no estacionamento ao fundo do Estádio Jonas Duarte. A divulgação do evento registra as participações de Ronaldo Caiado, candidato à reeleição pelo União Brasil; e dos progressistas: Alexandre Baldy, candidato ao Senado; Leandro Ribeiro, candidato a deputado federal e Vivian Naves, candidata a deputada estadual.
Placar nacional
28.371. Esse é o número de pedidos de registros de candidaturas encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral, em todo o país. Dados do final da tarde de quarta-feira (17). São: 12 candidaturas a Presidente e 12 a Vice-Presidente; 223 a Governador e 224 a Vice-Governador; 235 a Senador; 237 e 238 a 1º e 2º Suplente de Senador, respectivamente; 10.303 candidaturas a Deputado Federal e 16.296 a Deputado Estadual. Além de 591 candidaturas a Deputado Distrital (no caso de Brasília). O número de candidaturas esse ano (28.371- número parcial) é menor do que o de 2021: 29.085.
Mulher chama delegada e policiais de “burros” ao ser intimidada em caso no qual era vítima
Placar estadual
Em Goiás, na quarta-feira (17), os dados do TSE apontavam um total de 1.200 pedidos de registro de candidaturas. Sendo: 9 para Governador e 9 para Vice-Governador; 10 para Senador e igual número para 1º e 2º suplentes; 377 candidaturas a Deputado Federal e 775 a Deputado estadual. Em Goiás, o número de pedidos de registro, até o momento, já é o maior em toda a série histórica das eleições gerais, desde 1994. Ano passado, foram 1.193.

O grande encontro
Não poderia ser mais inusitado o primeiro encontro dos candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL- reeleição) e Lula (PT). Na verdade, eles nem chegaram perto um do outro, trocaram cumprimentos ou palavras. Mas, ocuparam o mesmo espaço físico na posse do ministro Alexandre Moraes no TSE. Em certos momentos, inclusive, Bolsonaro e Moraes, que não se “bicam”, cochicharam e deram gargalhadas. Trocando em miúdos, tudo era festa. Mas, daqui em diante é que, como se diz: “a cobra vai fumar!”
Puxão de orelha
O presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro (PP), sem citar nomes, deu um “puxão de orelhas” nos colegas que estão faltando às sessões da Casa, por conta de compromissos outros, sobretudo, de agendas políticas. Na sessão da última quarta-feira, 17, três projetos que dependiam de quórum qualificado, deixaram de ser votados por falta de quórum. Leandro Ribeiro, que é candidato a deputado federal, disse que não se pode deixar que o período eleitoral prejudique o trabalho do Legislativo. “Temos compromisso com os nossos mandatos e com a população”, frisou.
Pingo nos ii`s
- Mal a campanha começou e os primeiros processos já pipocam. O que indica que a temporada de caça ao voto será acirrada.
- Há quem aposte que o atual governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (UB), vença a eleição em primeiro turno. É uma avaliação precoce, pois a campanha está no começo e muita água vai rolar por debaixo da ponte.
- Mas, essa interpretação vem do fato que a candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ainda não decolou, pelo menos, como se esperava. Mas, é também cedo, ainda, para essa avaliação.