Em todo o país, o dia 18 de maio é marcado pela Luta Antimanicomial. Para ampliar o acesso à informação e questionar as relações de estigma e exclusão, que culturalmente se estabeleceram para com as pessoas que possuem algum transtorno mental, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Saúde, realiza diversas ações ao longo deste mês, voltadas ao usuário dos serviços de saúde mental, profissionais de saúde e estudantes.
No dia 28 de maio, das 8 às 17 horas, no auditório do Senac, está programado o 2º Encontro Anapolino de Saúde Mental, sob o tema Cuidado em Liberdade. Já em 29 de maio, será dada a largada para a 1ª edição dos Jogos Anapolinos de Saúde Mental, a partir das 8 horas, no Ginásio Internacional Newton de Faria.
Queimada mista, dama, dominó, truco, vôlei misto e torneio de golzinho são as modalidades das disputas. Nos dois dias de eventos, serão realizadas orientações sobre os serviços, exposição de produção artística e artesanato confeccionado pelos usuários dos serviços, música, dança, teatro, poesia e batalha de rap. Clique aqui e se inscreva!
O Movimento Social da Luta Antimanicomial busca transformar o pensamento sobre Saúde Mental e o tratamento de pessoas em adoecimento mental, com o intuito de fortalecer a proposta de um cuidado territorial, comunitário e contínuo que possibilite a participação social.
Caracteriza-se pela garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental e a liberdade enquanto estratégia de cuidado. Ainda neste contexto, está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à convivência em sociedade, além do direto ao cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de sua cidadania.