O Programa Universidade para Todos (Prouni) abriu nesta segunda-feira (30/6) as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2025. Os interessados podem se candidatar até o dia 4 de julho por meio do site acessounico.mec.gov.br, utilizando login gov.br (CPF e senha). Serão oferecidas 211.121 bolsas, sendo 118.004 integrais (100%) e 93.117 parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior de todo o país.
As bolsas abrangem mais de 370 cursos distribuídos em 887 instituições. Para se inscrever, é necessário ter participado do Enem 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. No momento da inscrição, o candidato pode indicar até duas opções de curso, em ordem de preferência, além de escolher entre ampla concorrência ou sistema de cotas.
Quem pode se inscrever?
Além da pontuação no Enem, é necessário atender a um dos seguintes critérios:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
- Ter estudado em escola privada como bolsista integral;
- Ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte na privada como bolsista parcial ou sem bolsa;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública, para cursos de licenciatura ou pedagogia.
Para bolsas integrais, a renda familiar per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277); para bolsas parciais, até três salários mínimos (R$ 4.554).
Resultado e pré-seleção
Ao fim do período de inscrição, o sistema divulgará os pré-selecionados com base nas notas de corte. A aprovação final depende da comprovação de informações diretamente na instituição. Caso a turma não seja formada, o estudante perde a vaga, podendo participar da segunda chamada e lista de espera.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.