Iniciativa foi do vereador Reamilton Espíndola, do Republicanos
Diversas instituições e profissionais de Anápolis que lidam com o tratamento do TEA – Transtorno do Espectro Autista, receberam uma homenagem da Câmara de Vereadores da cidade. A iniciativa foi do parlamentar Reamilton Espíndola, do partido Republicanos, em alusão ao Dia do Orgulho Autista, comemorado no dia 18 de junho.
Uma das instituições foi a APAE ANÁPOLIS, representada pelo seu presidente, o jornalista Vander Lúcio Barbosa, que recebeu um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, tanto no diagnóstico quanto no atendimento de paciente com o TEA, oferecidos como referência em todo o Centro-Oeste brasileiro. “Nessa data celebra-se a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam”, afirmou o vereador.
Número de eleitores filiados em Anápolis registra queda em 2021
Vander explicou que o objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa quanto ao assunto, passando o autismo de “doença” para “diferença”. “Essa data também serve para assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas. Essa é a essência da comemoração”, concluiu Vander.
Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A APAE ANÁPOLIS é referência no diagnóstico e atendimento desse transtorno, sendo reconhecida nacionalmente pelos seus métodos e resultados.
Na ocasião, o autor da homenagem destacou o importante trabalho que a instituição realiza no Município há mais de cinco décadas e quem segundo ele, é referência não apenas para Goiás, mas para o País.
O presidente Vander Lúcio Barbosa, por sua vez, agradeceu a homenagem do parlamentar e do Poder Legislativo e ressaltou que o reconhecimento é fruto do trabalho de diretores, conselheiros, apoiadores e da equipe de colaboradores. Enfim, disse, “é uma homenagem para toda comunidade apaeana, inclusive, a todos aqueles que assistimos e seus familiares”, frisou.