A Apple pretende abandonar o uso da tecnologia dos chips físicos do tipo SIM Card a partir da linha do iPhone 14, se confirmado, modelo não terá entrada para chip celular, alternativa mais segura, já que impede que criminosos retirem o chip físico após assalto.
A novidade, revelada pelo The Wall Street Journal, significa que os usuários só poderão utilizar os chips virtuais conhecidos como eSIM, para fazer ligações ou acessar a internet móvel.
O Iphone XS foi o primeiro celular a receber a tecnologia eSIM. O recurso permite que os telefones Apple operem com duas linhas telefônicas diferentes, sem a necessidade de uma entrada secundária para chip físico de telefonia.
Dentre os principais benefícios estaria a maior segurança do aparelho. Durante um furto, por exemplo, criminosos costumam remover o chip para impedir que o celular seja rastreado, o aparelho apenas com eSIM eliminaria essa alternativa.
Na prática, a promessa é de que o smartphone possa ser rastreado por mais tempo.
O inevitável fim do SIM Card
A expectativa é que pelo menos um aparelho da linha 14 seja lançado sem o suporte ao SIM Card. Apesar de o fim do chip convencional ser apenas uma questão de tempo, o noticiário aponta que esta seria a primeira vez que um smartphone será lançado sem a bandeja de chip, o que pode motivar outras marcas a fazer o mesmo.
Essa remoção segue o objetivo de longo prazo da empresa da maçã de eliminar todas as portas dos iPhones, incluindo a de carregamento, quando a tecnologia dos carregadores sem fio estiver mais madura e popular.
Atualmente, os chips virtuais se tornaram bastante populares na Europa e na Ásia. Até mesmo nos Estados Unidos, onde os usuários são mais acostumados a utilizar apenas uma linha telefônica por aparelho, as principais operadoras do país já estão se preparando para esse futuro sem chips físicos.
Já no Brasil, as operadoras Claro, Vivo e TIM oferecem o suporte ao eSIM aos seus clientes, inclusive, com algumas delas dão a ativação gratuita, mesmo em planos do tipo pré-pago.
Sobretudo, o eSIM não é exclusividade do iPhone, diversos celulares da Samsung, Motorola e Xiaomi, por exemplo, já contam com o recurso.
No Brasil, o chip digital foi oferecido pela primeira vez em 2019, de modo que pode ser solicitado tanto pela internet, quanto nas lojas físicas das provedoras.
Evolução dos Chip-SIM
Governo concede progressão salarial para professores e servidores da Educação
Excelente artigo
Muito esclarecedor sobre o eSim!
https://mytegg.com/
Seu amigo Tegg !