VERSÃO FLIP
quarta-feira, 19 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 19 de novembro, 2025
Contexto

Jaiara: uma cidade construída dentro de Anápolis

de Redação
27 de setembro de 2020
em História
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
3
Jaiara, um bairro de Anápolis com densidade geográfica superior a maioria das cidades goianas

De simples bairro operário, ao maior complexo urbano do Município.
Uma história demais de sete décadas

Nilton Pereira
Vander Lúcio Barbosa



Há pouco mais de 72 anos foi inaugurado, em Anápolis, o primeiro loteamento planejado no Município. Inicialmente, para abrigar a cerca de mil famílias (e agregados) de trabalhadores da primeira fábrica de tecidos de Goiás, a “Companhia Goiana de Fiação e Tecelagem de Algodão”, que começou a funcionar, oficialmente, no dia 21 de julho de 1951, numa iniciativa da família Pina.

De lá para cá, a Jaiara nunca parou de crescer e, hoje, indiscutivelmente, é o maior aglomerado urbano de Anápolis e um dos maiores do Brasil Central. Estima-se que residam, hoje, no que se convencionou denominar “Grande Jaiara”, uma população que ficaria entre 120 e 150 mil moradores, maior do que as populações da maioria das cidades do Estado.

É que, em torno do núcleo Jaiara, gravitam quase duas dezenas de outros bairros, umbilicalmente ligados a ela. São setores como Nova Vila; Harmonia; Adriana I, Adriana II; Jandaia; Dom Felipe; Itamaraty I, II, III e IV; Dom Emanuel e Mônica Braga, dentre outros, cuja maioria dos moradores usufrui do que a Jaiara oferece.

Fatos históricos

Um dado curioso da Vila Jaiara é sua denominação. Ao contrário do que muita gente pensava (e, ainda, pensa) que se trata de um nome indígena (Tupi Guarany) na verdade é a junção de sílabas dos nomes dos dois filhos do engenheiro agrônomo Luiz Caiado de Godoy, que projetou o loteamento: Jairo e Yara. 

A História de Anápolis revela que, com o crescimento socioeconômico da Jaiara, cresceu, também, sua importância logística. O bairro era, naturalmente, a porta de entrada para o Vale do São Patrício, com o surgimento da colônia Agrícola de Ceres (hoje municípios de Ceres e Rialma) projeto comandado pelo Engenheiro Bernardo Sayão. E, para o, então, Médio Norte Goiano.

Registro da produção na antiga Anatex

Depois, veio a abertura da Rodovia Belém Brasília. Todo o tráfego para o Norte de Goiás e do Brasil, passava, obrigatoriamente, pela Jaiara. Foi quando se despertou o interesse comercial, com a abertura do primeiro posto de gasolina do setor (Posto Texaco), vindo, posteriormente, armazéns gerais; selarias; atacadistas; oficinas, lojas de tecidos, ferrarias e outros estabelecimentos.

A empresa têxtil, também, evoluiu e aumentou seu operariado. Depois ela foi vendida a outro grupo, passando a denominar-se Anatex e, anos após, Vicunha, quando a Jaiara experimentou seu mais importante ciclo de crescimento.

Nos anos 80, entretanto, a Vicunha foi desativada, o que provocou um grande baque na economia da Vila Jaiara e setores adjacentes. Entretanto, a região resistiu e, hoje, é ocupada por grandes, médios e pequenos projetos econômicos que substituíram, muito bem, a proposta original do setor, no que se refere à economia anterior.

Com isso, a “Grande Jaiara” é vista como o mais importante conglomerado de bairros (disputa com os conglomerados ancorados pelos setores Bairro de Lourdes, Vivian Parque e Recanto do Sol) de Anápolis e participa, ativamente, da força econômica do Município. 

O que oferece

As pequenas casas de operários pioneiros da Vila Jaiara cederam lugar a imponentes edifícios. São vários condomínios verticais e horizontais, onde residem milhares de pessoas. Sem contar outros em plena edificação e que serão disponibilizados em curto espaço de tempo.

Luiz Caiado de Godoy, um dos pioneiros

De igual forma, a Jaiara conta, hoje, com mais de uma dezena de escolas públicas (estaduais e municipais), muitas particulares, além de uma grande faculdade e outros projetos educacionais.

Na “Grande Jaiara” funcionam, ainda, aproximadamente, oito grandes supermercados, um sem número de pequenos e médios, comércios, além de agências bancárias, médias e pequenas indústrias, dezena de empresas prestacionais de serviços, quatro postos de combustíveis e um dos maiores shoppings da Cidade (Jaiara Shopping), com várias lojas de bandeiras consagradas nacionalmente.

É na Jaiara que fica, também, o principal núcleo do Serviço Social da Indústria (SESI), o Centro de Atividades Sociais “Branca de Lima Porto”, um dos maiores do Centro Oeste.

Também constam da paisagem urbanística da “Grande Jaiara” o Parque da Reboleira, um dos maiores em Anápolis; grandes avenidas em pista dupla (a principal, Avenida Fernando Costa, é a veia econômica do setor); dezenas de igrejas de diferentes credos; clubes de lazer; ginásios e campos de futebol, muitas clínicas odontológicas e de outros serviços de saúde, assim como uma infinidade de outros serviços.

Há quem diga que a “Grande Jaiara” seja quase que independente de Anápolis, tem vida própria e, ainda, é fator gerador de tributos, mão de obra e serviços para grande parte da população anapolina. Todavia, mesmo com esta evolução toda, ainda é possível deparar-se com alguns traços arquitetônicos e vestígios da “vila que virou cidade”.

Rótulos: capa

Mais Artigos

Zé Mineiro- JBS- Divulgação

Gigante mundial JBS cita Anápolis como sua “primeira porta” e o pioneirismo de Zé Mineiro

de Claudius Brito
4 de novembro de 2025
0

Natural de Alfenas, José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro”, foi fundador de um império no ramo da proteína. E...

Anápolis-Japão- Festival Cultural- Arquivo

Aprovado na Câmara, projeto busca criação do Dia da Amizade Anápolis-Japão

de Claudius Brito
25 de outubro de 2025
0

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou um Projeto de Lei, de autoria do vereador Professor Marcos Carvalho, que possui apenas...

Romualdo Santillo ajudou a resgatar história para o filme. Imagem: Divulgação

Filme retrata censura durante o Regime Militar em Goiás

de Jornal Contexto
28 de março de 2025
0

Mais que um documentário, “Censura, Uma História Sem Fim 2” é um apelo pela valorização da memória coletiva “Censura, Uma...

Carregar Mais

Comentários 3

  1. Gilmar Martins Ribeiro says:
    5 anos atrás

    Parabéns. Ótima matéria.

    Responder
  2. Geraldo Humberto Lopes says:
    5 anos atrás

    Muito bom o texto sobre a minha querida Vila Jaiara, sou de Coromandel MG mas moro em Anápolis GO desde criança, e na vila Jaiara, acho que as nossas autoridades deveriam olhar com mais carinho pela Vila que se tornou cidade, em especial pela lagoa do córrego da Ribuleira, pois daria um lindo local de lazer para a população da Vila Jaiara e bairros circo vizinhos.Geraldo Humberto Lopes da Vila Jaiara, com muito orgulho de morar aqui.

    Responder
  3. Godofredo Sandoval Batisa says:
    5 anos atrás

    Parabéns aos autores, Vander Lúcio Barbosa e Nilton Pereira. Excelente matéria, com um criterioso levantamento histórico. Honra o jornalismo de Anápolis.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Trevo do Recanto do Sol tem intervenções para mitigar gargalos e reduzir acidentes. Foto: Paulo de Tarso.

    Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça reconhece união estável entre três homens em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Encontrando paz no cotidiano – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Um Brasil com menos crianças e mais idosos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui