VERSÃO FLIP
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
Contexto

Janela que fecha, filiações, conversas e movimentações agitam o cenário político

de Claudius Brito
5 de abril de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

A janela partidária se fecha nesta sexta-feira (05). Amanhã (06), termina o prazo para quem não é mandatário (vereador) e vai disputar eleição, se filiar a um partido. Calendário eleitoral pressiona a movimentação em torno das eleições de 2024.

Janela fechada

Nesta sexta-feira, 05/05, termina o prazo no calendário eleitoral, para que os vereadores que vão disputar as eleições esse ano possam trocar de partido, sem risco de perda do mandato. E, por conta disso, durante a semana, foram intensas as movimentações.

Assim, na segunda-feira, 08, quando a Câmara Municipal retornar as atividades plenárias, já terá uma nova composição. Partidos vão encolher, outros vão ressurgir e, ainda, outros podem ter aumento de representatividade.

Mas, o pano de fundo de tudo isso é a eleição de outubro. Todo mundo tem de estar devidamente “agasalhado” a uma legenda para a disputa dos votos.

Jogo político

Márcio Corrêa assinou ficha de filiação no Partido Liberal, com endosso do presidente regional, senador Wilder Morais e o ex-deputado Vitor Hugo.

Até então no MDB, Márcio vinha encontrando dificuldade para encontrar espaço político para decolar o projeto de pré-candidatura à Prefeitura de Anápolis, nas eleições de outubro próximo.

Embora, internamente, no PL, ainda haja algumas arestas a serem aparadas, entre elas, outros nomes já colocados como pré-candidatos, na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro Márcio Corrêa ganha mais cacife. O presidente municipal, vereador Hélio Araújo, diz que mantém seu nome no páreo.

O mesmo em relação ao empresário rural Randerson Aguiar. Já o radialista Richelson Xavier deve retirar a candidatura, por Márcio ter as bênçãos de Bolsonaro.

Avante

O Avante terá novo comando em Anápolis. O anúncio foi feito pela vereadora Andreia Rezende, durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal. Ela confirmou a saída do Solidariedade para a nova legenda e já com a missão de fazer a condução do processo de formação de chapa.

Missão que não está sendo fácil esse ano para nenhum partido. Sendo assim, a vereadora afirma que será um grande desafio para a sua carreira política.

E, obviamente, essa mudança joga luz na movimentação da família Batista, que tem tradição em fazer boas articulações no campo político-partidário.

Polarização

Com a filiação de Márcio Corrêa no PL e a pré-candidatura já colocada de Antônio Gomide (PT), há uma tendência de se criar ambiente para uma polarização direita x esquerda, a exemplo das eleições presidenciais. Caberá, portanto, aos demais pré-candidatos quebrar essa possível polarização.

Leia também: Base de Roberto vai de Eerizânia Freitas pelo União Brasil

E aí, sempre surge a chamada terceira via. O que, também, não é bom. Quem quiser quebrar essa polarização não pode ser “terceiro”.

Tem que ser segundo ou primeiro. E, vale ressaltar, a expectativa esse ano é de um cenário com seis a sete nomes disputam a eleição majoritária em Anápolis, com indicativo de que possa haver segundo turno.

Conselho de Ética

Ficou para segunda-feira (08), a eleição para a composição do Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal. A renovação se dá em razão da saída de três membros titulares: João Feitosa e Eli Rosa, que voltaram à condição de suplentes após o retorno dos titulares das cadeiras: Alex Martins e Wederson Lopes.

E a vereadora Andreia Rezende, que solicitou o desligamento do colegiado.

O Conselho é composto de cinco membros titulares e igual número de suplentes e tem atribuições definidas no Regimento Interno, prevendo punições a vereadores que cometem atos em desacordo com o decoro da casa, podendo a punição variar desde uma censura até a perda de mandato, observando-se os ritos do revido processo administrativo, com amplo direito à defesa.

Na capital

Em Goiânia, a movimentação política para as eleições municipais ficou por conta do surgimento do nome do empresário e presidente da Federação das Indústrias (Fieg), Sandro Mabel, como candidato da base do governador Ronaldo Caiado (UB) à Prefeitura da capital.

Teve até reunião na Assembleia Legislativa com os deputados governistas, para endossar a indicação de Mabel.

No encontro, que teve a presença do governador e do pré-candidato, estiveram presentes três deputados de Anápolis: Vivian Naves (PP), Coronel Adailton (SD) e Amilton Filho (MDB).

Biometria

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha sobre biometria.

A ação, que ficará no ar até o dia 7 de maio, é composta por vídeo, spot e cards que serão veiculados em emissoras de TV e rádio, nas redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE. Com o slogan “Identificação biométrica – a nossa democracia tem as suas digitais”, a iniciativa busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar, pela primeira vez, nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro.

A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024. Porém, para quem vai tirar o título pela primeira vez, a biometria é obrigatória.

  • Até o momento, não há indicativo sobre o comportamento que o presidente Lula deverá adotar em relação às eleições municipais. Contudo, é certo que ele não deve ficar alheio, mas deve fazer uma seleção bem criteriosa de onde levará sua participação.
  • Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem se movimentado bastante, sinalizando que deve ter uma participação ativa no processo eleitoral em curso. Ainda tem muita gente (leia-se candidatos) buscando surfar na sua popularidade no campo da direita ou do conservadorismo.
  • O rádio tem força em Anápolis, como veículo de comunicação de massa. E isso vai estar latente também na eleição, com alguns nomes do radiojornalismo local que vão disputar cadeiras na Câmara Municipal.
  • Com o corre-corre da janela partidária, alguns vereadores têm se ausentado das sessões por conta de compromissos políticos. Uma sessão, inclusive, teve de ser encerrada por falta de quórum.
  • Quem não é vereador ou vereadora, mas pretende disputar cargos na eleição desse ano, tem de estar filiado a algum partido político até sábado, dia 6 de abril, seis meses antes das eleições.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Fique por dentro de todo o Contexto Político

de Claudius Brito
11 de outubro de 2025
0

Em uma grande “amarração”, o prefeito Márcio Corrêa tenta solução definitiva para problema dos fios soltos nos postes. Em atrito,...

Contexto Político

Novo comando na Secom. E mais Contexto Político

de Claudius Brito
4 de outubro de 2025
0

Sem um titular desde maio último, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis será ocupara pelo jornalista Sérgio Vazquez...

Contexto Político

Esfirras e PL, chapa quente e outras da política

de Claudius Brito
27 de setembro de 2025
0

Márcio Corrêa e a visita de liderança importante do PL. A química Lula-Trump e a “chapa quente do ex-prefeito Roberto...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • A operação, iniciada às 8h30 em frente ao Terminal Rodoviário, reuniu 35 policiais militares e 15 servidores da SEFAZ para fiscalizar documentos veiculares. Foto: Vander Lúcio Barbosa

    Blitz surpreende motoristas em operação fazendária em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vice-presidente assume Fecomércio-GO durante afastamento do titular ​

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Marcha para Jesus movimenta Anápolis com fé, adoração e uma pitada de política. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inédito! Preso defende tese de doutorado de dentro de unidade carcerária em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O valor de antigas amizades – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui