A janela partidária se fecha nesta sexta-feira (05). Amanhã (06), termina o prazo para quem não é mandatário (vereador) e vai disputar eleição, se filiar a um partido. Calendário eleitoral pressiona a movimentação em torno das eleições de 2024.
Janela fechada

Nesta sexta-feira, 05/05, termina o prazo no calendário eleitoral, para que os vereadores que vão disputar as eleições esse ano possam trocar de partido, sem risco de perda do mandato. E, por conta disso, durante a semana, foram intensas as movimentações.
Assim, na segunda-feira, 08, quando a Câmara Municipal retornar as atividades plenárias, já terá uma nova composição. Partidos vão encolher, outros vão ressurgir e, ainda, outros podem ter aumento de representatividade.
Mas, o pano de fundo de tudo isso é a eleição de outubro. Todo mundo tem de estar devidamente “agasalhado” a uma legenda para a disputa dos votos.
Jogo político

Márcio Corrêa assinou ficha de filiação no Partido Liberal, com endosso do presidente regional, senador Wilder Morais e o ex-deputado Vitor Hugo.
Até então no MDB, Márcio vinha encontrando dificuldade para encontrar espaço político para decolar o projeto de pré-candidatura à Prefeitura de Anápolis, nas eleições de outubro próximo.
Embora, internamente, no PL, ainda haja algumas arestas a serem aparadas, entre elas, outros nomes já colocados como pré-candidatos, na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro Márcio Corrêa ganha mais cacife. O presidente municipal, vereador Hélio Araújo, diz que mantém seu nome no páreo.
O mesmo em relação ao empresário rural Randerson Aguiar. Já o radialista Richelson Xavier deve retirar a candidatura, por Márcio ter as bênçãos de Bolsonaro.
Avante

O Avante terá novo comando em Anápolis. O anúncio foi feito pela vereadora Andreia Rezende, durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal. Ela confirmou a saída do Solidariedade para a nova legenda e já com a missão de fazer a condução do processo de formação de chapa.
Missão que não está sendo fácil esse ano para nenhum partido. Sendo assim, a vereadora afirma que será um grande desafio para a sua carreira política.
E, obviamente, essa mudança joga luz na movimentação da família Batista, que tem tradição em fazer boas articulações no campo político-partidário.
Polarização
Com a filiação de Márcio Corrêa no PL e a pré-candidatura já colocada de Antônio Gomide (PT), há uma tendência de se criar ambiente para uma polarização direita x esquerda, a exemplo das eleições presidenciais. Caberá, portanto, aos demais pré-candidatos quebrar essa possível polarização.
Leia também: Base de Roberto vai de Eerizânia Freitas pelo União Brasil
E aí, sempre surge a chamada terceira via. O que, também, não é bom. Quem quiser quebrar essa polarização não pode ser “terceiro”.
Tem que ser segundo ou primeiro. E, vale ressaltar, a expectativa esse ano é de um cenário com seis a sete nomes disputam a eleição majoritária em Anápolis, com indicativo de que possa haver segundo turno.
Conselho de Ética

Ficou para segunda-feira (08), a eleição para a composição do Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal. A renovação se dá em razão da saída de três membros titulares: João Feitosa e Eli Rosa, que voltaram à condição de suplentes após o retorno dos titulares das cadeiras: Alex Martins e Wederson Lopes.
E a vereadora Andreia Rezende, que solicitou o desligamento do colegiado.
O Conselho é composto de cinco membros titulares e igual número de suplentes e tem atribuições definidas no Regimento Interno, prevendo punições a vereadores que cometem atos em desacordo com o decoro da casa, podendo a punição variar desde uma censura até a perda de mandato, observando-se os ritos do revido processo administrativo, com amplo direito à defesa.
Na capital

Em Goiânia, a movimentação política para as eleições municipais ficou por conta do surgimento do nome do empresário e presidente da Federação das Indústrias (Fieg), Sandro Mabel, como candidato da base do governador Ronaldo Caiado (UB) à Prefeitura da capital.
Teve até reunião na Assembleia Legislativa com os deputados governistas, para endossar a indicação de Mabel.
No encontro, que teve a presença do governador e do pré-candidato, estiveram presentes três deputados de Anápolis: Vivian Naves (PP), Coronel Adailton (SD) e Amilton Filho (MDB).
Biometria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha sobre biometria.
A ação, que ficará no ar até o dia 7 de maio, é composta por vídeo, spot e cards que serão veiculados em emissoras de TV e rádio, nas redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE. Com o slogan “Identificação biométrica – a nossa democracia tem as suas digitais”, a iniciativa busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar, pela primeira vez, nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro.
A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024. Porém, para quem vai tirar o título pela primeira vez, a biometria é obrigatória.

- Até o momento, não há indicativo sobre o comportamento que o presidente Lula deverá adotar em relação às eleições municipais. Contudo, é certo que ele não deve ficar alheio, mas deve fazer uma seleção bem criteriosa de onde levará sua participação.
- Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem se movimentado bastante, sinalizando que deve ter uma participação ativa no processo eleitoral em curso. Ainda tem muita gente (leia-se candidatos) buscando surfar na sua popularidade no campo da direita ou do conservadorismo.
- O rádio tem força em Anápolis, como veículo de comunicação de massa. E isso vai estar latente também na eleição, com alguns nomes do radiojornalismo local que vão disputar cadeiras na Câmara Municipal.
- Com o corre-corre da janela partidária, alguns vereadores têm se ausentado das sessões por conta de compromissos políticos. Uma sessão, inclusive, teve de ser encerrada por falta de quórum.
- Quem não é vereador ou vereadora, mas pretende disputar cargos na eleição desse ano, tem de estar filiado a algum partido político até sábado, dia 6 de abril, seis meses antes das eleições.