Julho é mês de férias. Para os goianos, o mês da alta temporada do Araguaia. No calendário nacional, julho não tem nenhum feriado. Mas, o sétimo mês do ano conta com algumas datas consideradas especiais, inclusive, para Anápolis.
Ao contrário da maioria dos meses do ano, julho de 2023 não traz consigo nenhum feriado nacional. Por outro lado, o mês tem datas importantes e que alertam para questões fundamentais da nossa sociedade.
No dia 3, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data celebra a aprovação da Lei Afonso Arinos (Lei 1.390 de 1951), que transformava em infração penal o racismo.
O dia 11 de julho é marcado pelo Dia da População. A data surgiu em 1987 e foi sugerida pela ONU para marcar o dia em que o mundo chegou a 5 bilhões de habitantes (hoje, estamos em 8 bilhões).
O dia 13 é especial para os amantes do rock. O chamado Dia Mundial do Rock foi criado em homenagem ao megaevento Live Aid, realizado em 1985.
Sant’Ana
O dia 26 é o chamado Dia dos Avós. A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo.
Já o dia 30 é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas. Normalmente, a data é acompanhada de ações de conscientização.
O dia 20 é dedicado a duas figuras icônicas. Neste dia, em 2023, a morte do astro do cinema e das artes marciais, Bruce Lee, completa 50 anos. Nascimento de Santos Dumont, considerado o pai da aviação completa 150 anos.
E, aqui para Anápolis, 31 de julho é uma data especial, pois é o dia em que a população irá comemorar os 116 anos de emancipação do Município.
Com informações da Agência Brasil