Movimento nacional que tem por objetivo conscientizar as pessoas em relação ao trânsito, enfatizará ferramenta de planejamento
O movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que, desde 2014, uniu-se a iniciativas de vários outros países com o objetivo de alertar as pessoas sobre os altos índices de acidentes e de mortes no trânsito, terá este ano em Anápolis um componente novo: a contribuição da população para a implantação do Plano de Mobilidade Urbana.
Segundo o diretor de Trânsito e Transporte da CMTT (Companhia Municipal de Trânsito e Transporte), Igor Lino Siqueira, o tema do movimento Maio Amarelo este ano será: “Juntos Salvamos Vidas”. Tema esse, disse, que remete à contribuição que cada um pode dar para um trânsito mais seguro e, consequentemente, menos letal.
Receita Federal amplia prazo para regularização de débitos do Simples
Igor Siqueira observa que os condutores de veículos, os pedestres, os motociclistas, os ciclistas, enfim, todos que estão na rua sabem o que fazer e o papel que devem cumprir. A campanha, reforçou, tem esse mote de fazer com que haja a reflexão sobre o que cada um pode e deve fazer para salvar vidas no trânsito.
Em Anápolis, de acordo com o diretor da CMTT, a campanha terá blitzen educativas, distribuição de material informativo, palestras e divulgação através dos canais digitais da Prefeitura de Anápolis e pela própria companhia.
Além disso, o movimento contará com uma novidade importante para os anapolinos, que é a possibilidade de participar com sugestões na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).
O PlanMob, explicou o diretor, é um instrumento de planejamento e gestão da mobilidade do Município. Vinculado ao Plano Diretor, essa ferramenta de integração entre os diferentes modos de transporte, busca a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas e cargas no município.
Ou seja, é uma política pública que olha questões como trânsito, o transporte público, a acessibilidade de calçadas, a implantação de ciclovias e uma série de outros aspectos que podem contribuir na construção “de uma cidade mais conectada, inclusiva e sustentável”, frisou, acrescentando que outro foco é buscar, cada vez mais, a igualdade de condições e qualidade de vida da população.
Igor Lino informa que o PlanMob tem várias etapas, sendo que está por ser concluída a fase de elaboração que consiste na fase de caracterização do município e diagnóstico da mobilidade urbana. Essa etapa envolve análises de campo e coleta de informações de bancos de dados como IBGE, Denatran, RAIS, entre outros. A próxima fase é a de prognóstico. “A previsão é que o plano seja finalizado em agosto”, frisou.
Como participar?
Nesta fase de elaboração e aproveitando a campanha do Amarelo, a CMTT estará abrindo espaço para a participação popular no PlanMob. Essa participação será através de uma pesquisa, que vai estar disponível no site da Prefeitura de Anápolis (www.anapolis.go.gov.br), num questionário com 21 perguntas que podem ser respondidas rapidamente, num tempo médio de 2 a 4 minutos, no máximo.
Campanha Maio Amarelo 2022
Data: 06/05 – sexta-feira
- Horário: 9h e 15h
- Local: Posto Masut – R. 35, 60/70 – JK Nova Capital (Posto e cruzamento).
- Ação: abertura da Campanha Maio Amarelo com entrega de informativos para condutores e pedestres.
Data: 11/05 – quarta-feira
- Horários: 7h15 e 16h45
- Local: empresa Adubos Araguaia – Daia
- Ação: Blitz educativa
Data: 17/05 – terça-feira
- Horário: 14h às 17h30
- Local: Polícia Rodoviária Federal (PRF) – saída para Brasília.
- Ação: Entrega de informativo.
Data: 18/05 (quarta-feira)
- Horário: 9h30
- Local: empresa Tecar – Av. Brasil Sul, 3898 – quadra 27 – St. Sul Jamil Miguel.
- Ação: palestra Maio Amarelo
Data: 20/05 (sexta-feira)
- Horário: 14h às 17h30
- Local: Polícia Rodoviária Federal (PRF) – saída para Brasília / Sest Senat
- Ação: Entrega de informativo
Data: 28/05 (sábado)
- Horário: das 9h às 17h
- Local: Evento de encerramento do Vem e Faz – bairro de Lourdes
- Ação: Entrega de informativo e convite para responder a pesquisa do Plan Mob.
OBS: durante o mês haverá blitz educativa na porta de unidades de ensino para divulgação da campanha.