Nesta terça-feira (03), as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), fizeram a entrega de 53 Outorgas do Uso de Água para os usuários da Bacia do Ribeirão Piancó, em Anápolis.
O evento ocorreu durante a 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana), no Parque de Exposições, próximo ao Distrito de Interlândia.
“O que estamos entregando hoje significa a garantia de que a água da bacia estará disponível para os outorgados, que poderão continuar suas atividades econômicas, ao mesmo tempo, sem nenhum risco de comprometer o uso da água para o município de Anápolis”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis.
Nos últimos três anos, visando o fim dos conflitos pelo uso da água nas bacias hidrográficas do Estado e o consumo hídrico racional, a Semad implementou um modelo de governança participativa e colaborativa, através de diálogos constantes com entidades de classe, irrigantes, pequenos produtores que integram a agricultura familiar, industriários, setor hidrelétrico e a população em geral.
Além de garantir regularidade no fornecimento, as medidas pacificaram as relações entre os usuários.
A iniciativa integra a série de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo de Goiás, desde 2019, para aprimorar a gestão das bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó.
Em 2021, o Decreto Estadual nº 9.872 estabeleceu prioridades para o uso da água e atribuiu responsabilidades aos entes parceiros, com o objetivo de gerenciar o risco de emergência hídrica nas duas bacias.
O evento, denominado: “Acesso à água para a Produção Rural Sustentável na Bacia do Ribeirão Piancó”, teve o apoio do Sistema Faeg/Senar, da Prefeitura de Anápolis e do Sindicato Rural de Anápolis.

