fbpx
VERSÃO FLIP
quarta-feira, 29 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 29 de março, 2023
Contexto

Mais médicos para os moradores dos bairros

de Claudius Brito
13 de novembro de 2009
em Saúde
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

A Câmara Municipal realizou na noite da última quarta-feira, 12, uma sessão especial para debater assuntos relacionados aos serviços públicos de saúde do município. A iniciativa da reunião foi da vereadora Gina Tronconi, que é médica e preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa. O evento teve a participação do secretário da pasta, Wilmar Martins, que fez questão de estar presente à reunião com todas as diretorias do órgão. O promotor de Justiça, Marcelo Henrique dos Santos, que é curador da saúde, também esteve presente.
No início da sessão especial, a vereadora fez a apresentação de um vídeo contendo depoimento de populares que aguardavam nas filas para marcar consultas ou receber atendimento nas unidades de saúde da rede municipal. A principal reclamação foi a falta de médicos nos postos de atendimento e, também, em relação ao agendamento de consultas e retornos. De acordo com a vereadora, a intenção do vídeo “não foi para tecer críticas ao modelo que aí está, mas para contribuirmos na busca de soluções para os anseios da população que são muitos”, enfatizou.
Gina Tronconi observou que os postos do Programa Saúde da Família (hoje chamado de Estratégia de Saúde da Família), além da falta de profissionais, também estão funcionando com instalações precárias. E que há, entre muitos profissionais médicos, desestímulo para se prestar serviço na rede municipal, em função de salários e condições de trabalho. Além disso, cobrou a implantação de uma farmácia de medicamentos de alto custo, para que os pacientes que necessitam destes medicamentos não fiquem na dependência do fornecimento através do Juarez Barbosa, em Goiânia.
O secretário Wilmar Martins, o chefe de gabinete da secretaria Roberson Guimarães e o diretor de Planejamento e Regulamentação, Elias Hanna, apresentaram dados sobre as ações realizadas pela atual administração. Os gestores da saúde reconheceram a falta de médicos, relatando que no último processo seletivo foram abertas cinco vagas para neurologistas, mas nenhuma foi coberta. Há também falta de pediatras e este problema não é apenas na rede pública.
Com relação aos investimentos, a Secretaria de Saúde informou que, no mês passado, cinco empresas foram contratadas, por meio de licitação pública, para executarem serviços de reforma e ampliação em todas as unidades de atendimento. Para o ano que vem, será ainda construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E, também, uma unidade do CAPS 3, para atender a pacientes com transtornos mentais.

Saúde da Família
Até o mês de setembro, a Secretaria de Saúde já havia realizado, segundo o balanço apresentado, 1.665 cirurgias eletivas. De janeiro a agosto, 7.706 exames de mamografia. Na Atenção Básica, o total de atendimentos contabilizados foi de 356 mil. Em relação ao quadro de profissionais, a Secretaria já está concluindo os preparativos para o lançamento do edital de um novo processo seletivo. Hoje, há necessidade de cobertura com equipes completas do PSF em 18 unidades, das 46 existentes. A expectativa é de que, desta vez, as vagas ofertadas sejam cobertas, em razão de que houve um aumento variando de 35 a 55%. Um dado curioso apresentado é que para as demais funções do PSF, não há carências de pessoal a serem supridas. No caso de profissionais de odontologia, há até um cadastro de reserva.

Mais Artigos

Tuberculose imagem

Estratégia nacional visa livrar o Brasil da tuberculose

de Jornal Contexto
28 de março de 2023
0

Há mais de 140 anos, o médico Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria causadora da tuberculose, o que abriu...

crianças plantas

SES-GO alerta para casos de intoxicação de crianças por plantas

de Jornal Contexto
27 de março de 2023
0

Pesquisas revelam que cerca de 2 mil casos de intoxicação de crianças por plantas são registrados todos os anos no...

Zacharias Calil

Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

de José Aurélio Mendes
24 de março de 2023
0

Deputado Federal e cirurgião pediátrico, famoso por separar gêmeos siameses, Zacharias Calil desenvolveu droga capaz de curar tumores. Ele esteve...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Meu lote, Minha História – Prazo para enviar documentos se encerra nesta sexta, 24

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Hediondo – Projeto de Lei prevê pena de até 5 anos para a prática de sexo com animal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar