80% das ilhas do país estão apenas um metro acima do nível do mar.
De acordo com informações do Fórum Econômico Mundial, o nível dos oceanos pode subir cerca de 1,1 metro nas próximas oito décadas devido ao aquecimento global.
Com isso, até 2100 o arquipélago das Maldivas poderá ser totalmente submerso já que 80% das ilhas do país estão apenas um metro acima do nível do mar.
Neste ano, Abdulla Shahid, ministro das Relações Exteriores das Maldivas, é o líder da 76ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma de suas principais bandeiras é chamar a devida atenção às nações vulneráveis às mudanças climáticas. Este é justamente o caso das Maldivas, país que, ameaçado pela mudança climática, pode desaparecer em breve.
Localizada no continente asiático, em meio ao oceano Índico, a República das Maldivas é formada por 1190 ilhas com praias de águas cristalinas, lagoas azuis e extensos recifes.
De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Tecnologia, Aminath Shauna, as Maldivas são o país mais vulnerável do mundo às mudanças climáticas.
“Nossa renda, nossa alimentação e nossa sobrevivência dependem de como lidamos com essas vulnerabilidades hoje. O futuro do nosso país, o futuro do nosso povo, o futuro da nossa cultura, tudo depende da nossa ação hoje”, disse.