Criadores da raça Mangalarga Marchador de quatro estados brasileiros e do Distrito Federal, estiveram em Anápolis durante o fim de semana para participar da 7ª edição da Exposição Mangalarga Marchador. O evento foi realizado nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), das 8h às 17h, no novo Parque de Exposições, localizado na BR-153, na altura do Clube das Acácias, saída para Jaraguá. A entrada foi franca e o público pôde poder conferir uma vasta programação.
Animais de criadores de quatro Estados – Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, mais o Distrito Federal – foram trazidos para participar da Exposição da raça Mangalarga Marchador e também de competições. Por ser mais apropriado, com vasto espaço e estacionamento, o local escolhido para a realização do evento foi o Parque de Exposições.
A Exposição teve o apoio do Sindicato Rural de Anápolis (SRA). De acordo com o presidente da entidade, Pedro Olímpio Neto, em Goiás a raça é bem valorizada. “Diversos pecuaristas e agropecuaristas criam cavalos e éguas Mangalarga Marchador. É uma raça que adaptou bem a nossa região e que tem rendimento satisfatório para a lida diário no campo, seja para trabalhar com gado em pasto ou para percorrer o território da fazenda”, diz Pedro Olímpio.
Programação ampla
De acordo com o organizador do evento, Toninho Vilas Boas, foram programadas exposições de animais e também julgamento das qualidades de cada cavalo. “É uma competição ranqueada pela Associação Nacional do Mangalarga. Os animais são avaliados, nos quesitos andamento, morfologia e galope”, explicou.
A raça Mangalarga Marchador é tipicamente brasileira e surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no Sul de Minas, através do cruzamento de cavalos da raça Alter – trazidos da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal – com outros cavalos selecionados pelos criadores daquela região mineira.
A base de formação dos cavalos Alter é a raça espanhola Andaluza, cuja origem étnica vem de cavalos nativos da Península Ibérica, germânicos e berberes. Os cruzamentos dessas raças deram origem a animais de porte elegante, beleza plástica, temperamento dócil e próprios para a montaria. (Texto: Leonardo Gonçalves/Foto: Portal Mangalarga Marchador)