Segundo ele, a educação é uma das principais demandas da população de Anápolis e é, portanto, uma das prioridades de seu governo.
Uma das propostas de campanha, a ampliação de 2,5 mil vagas na educação infantil em Anápolis, de acordo com o chefe do Executivo, já está ocorrendo e inicialmente, o planejamento está centrando na abertura de 1,5 mil vagas.
Conforme antecipou, na semana que vem, começam a ser entregue estruturas modulares com placas isotérmicas. Essas estruturas serão implantadas, de acordo com Márcio Corrêa, nas unidades de ensino que comportam os módulos e tenham também quadro de pessoal para absorver a demanda.
Márcio Corrêa destaca que o desafio não é apenas ampliar as vagas, mas oferecer ensino de qualidade, também com condições de conforto para os alunos e os servidores.
A ampliação das vagas na educação infantil deverá resultar em um outro ganho para o município, que é o incremento no repasse do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
O Fundeb é um fundo especial gerido pelo Governo Federal cuja transferência, aos municípios, tem como foco a aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública, bem como na valorização dos profissionais da educação.
A distribuição desse recurso tem como um dos principais balizadores, o número de matrículas nas escolas públicas e conveniadas apuradas no último Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).
Importantes ressaltar que o acesso ao recurso distribuído guarda vinculação com os investimentos e os limites legais de aplicação do Fundeb.
Mais ações
Além da ampliação de vagas na educação infantil, Márcio Corrêa também destacou que já está em curso uma ação para a realização de exames de acuidade visual dos alunos e a distribuição de óculos, se necessário.
Além disso, também a readequação da merenda escolar.
“Dar educação é uma forma de emancipar as pessoas que precisariam de um programa social”, pontuo o prefeito.
Há poucos dias, a Prefeitura de Anápolis negociou a data-base dos profissionais da educação. Tanto o piso salarial quanto a data-base serão repassados aos profissionais de educação a partir do mês de fevereiro. O reajuste é de 6,27%.
Outra medida, também na área educacional que já começou a ser implementada é a entrega de kits de materiais escolares aos estudantes da rede municipal. Ainda neste mês de outubro, deve se iniciar a entrega dos uniformes.
Leia também: Bairro Jundiaí: Equatorial admite erro e pede desculpas pelos transtornos causados