Segundo dados do IBGE, Anápolis é a terceira maior cidade do estado de Goiás com uma população de quase 400 mil habitantes e um PIB de mais de 14 bilhões de reais. Nesses 114 anos, a cidade se desenvolveu e, com isso, vieram os benefícios e problemas decorrentes desse crescimento.
Ainda me lembro de quando era preciso aproveitar uma visita a São Paulo ou Rio de Janeiro para saborear um sanduíche da franquia McDonald’s. Quando enfim o restaurante chegou à cidade, foi instalado em uma das avenidas principais e, desde então, tem causado transtorno na circulação de veículos no local. Se, à época de sua inauguração, há mais de duas décadas, o local já não se mostrava adequado, atualmente, com o crescimento populacional, transformou-se em um pesadelo para boa parte da população.
Confira: Flecha de Lima e Josarte
Por ser o único na cidade, principalmente, aos finais de semana e à noite, as longas filas que se formam em seu drive-thru dificultam o acesso aos bairros Andracel Center e Santa Maria de Nazareth e tumultuam o trânsito na Avenida Brasil, além de impedir a entrada no posto de gasolina vizinho. Ainda, não raras vezes, veículos transitam na contramão para acessar o estacionamento ou chegar ao final da fila, colocando em risco a vida e integridade física de transeuntes e outros veículos.
A verdade é que a autorização de instalação e funcionamento do restaurante no atual endereço foi uma irresponsabilidade da administração pública à época e alguma providência precisa ser tomada pela administração atual a fim de sanar o problema que se arrasta há anos. É preciso garantir a moradores dos bairros contíguos, bem como a toda a população que necessite transitar naquele setor, o livre acesso às vias públicas de forma segura e sem os embaraços provocados por interesses privados.