O Memorial da Câmara Municipal de Anápolis tem lançamento previsto para às 19 horas do dia 15 de dezembro, durante sessão solene que vai homenagear pessoas que construíram o legislativo entre vereadores, servidores e jornalistas que participaram dessa construção cívica. Aberto à população, escolas, historiadores e pesquisadores.
A iniciativa da presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), com respaldo da Mesa Diretora e de todos os demais vereadores, é mais que um ato de preservação histórica da política local, mas é também um lembrete para todos nós de que o que foi construído até aqui em nossas vidas importa.
O projeto reforça ainda a contribuição de antigos presidentes do Poder Legislativo que foram deixando sua marca neste processo de contação de histórias. Em especial, Sírio Miguel (2009-2010), Amilton Batista (2011-2012), Lisieux José Borges (2015-2016), Amilton Filho (2017-2018), Leandro Ribeiro (2019 a 2022) e Domingos Paula (2023-2024).
De lá para cá foram criados o Centro de Memória, a Diretoria de Comunicação e TV Câmara, o Centro de Pesquisa e Documentação (Cepedoc), as galerias dos ex-presidentes, dos vereadores constituintes e das ex-vereadoras, a digitalização de todos os documentos legislativos e, agora, a exposição permanente de fotos histórias. Um conjunto de ações que materializa o Memorial da Câmara Municipal.
A presidente Andreia Rezende constituiu uma comissão para organizar as etapas do Memorial, formada por historiadores e pesquisadores de órgãos e entidades que formaram a comissão do Memorial. Sob a coordenação da Diretoria de Comunicação e TV Câmara e a Diretoria de Documentação, a comissão é composta por vereadores, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Diretoria de Comunicação e TV Câmara, o Instituto Histórico e Geográfico de Anápolis, o Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Jan Magalinsk, a União Literária Anapolina, e outros profissionais da Câmara Municipal.
O Memorial da Câmara Municipal de Anápolis, além de sua primeira etapa a ser inaugurada em 15 de dezembro, prevê próximas etapas com a reunião de documentos, fotografias, acervos, vídeos e objetos históricos que dialogam com a trajetória política e social da cidade.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




