VERSÃO FLIP
segunda-feira, 1 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 1 de setembro, 2025
Contexto

Mil alqueires divididos para obras cristãs em Goiás

de Vander Lúcio Barbosa
6 de janeiro de 2020
em Estado
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Instalações servem para encontros

Instalações servem para encontros

Do ponto de vista turístico/empresarial, trata-se de uma das áreas mais valiosas no entorno de Anápolis: ao lado do Salto de Corumbá (a 50 quilômetros de Anápolis), seguindo pela BR-414, distante 15 quilômetros da cidade de Corumbá e a cinco quilômetros de Cocalzinho. É uma belíssima região, remanescente do Cerrado Brasileiro. Vale a pena conferir!
Trata-se da “Fazenda ou Casa de Retiro Dona Agnes”, que tem este nome por causa da doadora da propriedade, a missionária inglesa Agnes Waddel Chagas, cunhada do famoso médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador, Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (1878-1934), Ele se destacou ao descobrir a tripanossomíase americana, conhecida como “Doença de Chagas”, ou, “Mal de Chagas”. Este cientista foi o primeiro, e o único, na história da medicina a descrever, completamente, uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

Construção colonial
Na fazenda, hoje propriedade da Igreja Presbiteriana Central de Anápolis, existe um casarão, construído na década de 50, que conta com 14 quartos e demais dependências. Embora antigo, sua estrutura ainda se encontra em bom estado de conservação por conta da constante vigilância e zelo de seus atuais mantenedores. A concepção arquitetônica é única em toda a região e ele desperta a curiosidade de qualquer pessoa que o avista, mesmo que à distância.
Por causa da visão inovadora de Dona Agnes, a casa serviu, inicialmente, como uma escola, isto no início da década de 70. Depois, foi transformada em um centro de treinamento para moças pobres da região, que eram preparadas para se tornarem domésticas. Ali, elas aprendiam a cozinhar pratos sofisticados; lavar roupas, limpar residências e atender a casa de pessoas moradoras na cidade, que precisavam de auxiliares domésticas qualificadas.
Mas, o que chama a atenção é o espírito de solidariedade e de desprendimento de que era possuidora a missionária. Antes de morrer, ao invés de vender todo o seu patrimônio, ela doou os 1.000 alqueires de terra que possuía na região, ficando a metade para o Orfanato Bethel que, atualmente, abriga a mais de 200 crianças. A instituição denominada “Mocidade Para Cristo” também foi beneficiada com grande extensão de terra, que a vendeu para a Missão Vida. Esta instituição implantou ali um grande centro de recuperação de alcoólatras, drogativos e outros dependentes químicos. Dona Agnes, ainda, criou um grupo de conselheiros e curadores que tinham a tarefa de doar áreas para a construção de acampamentos. Ali na região, hoje funcionam o ABA – Acampamento Brasiliense Aliança (da Igreja Cristã Evangélica); o Acampamento da Assembleia de Deus; e o Acampamento El Rancho (propriedade da Igreja Presbiteriana de Anápolis). Além disso, foram distribuídas pequenas glebas de terras entre os antigos funcionários da fazenda, numa espécie de reforma agrária.
O prédio principal da fazenda ainda mantém as características originais, com uma aparência rústica e antiga, embora esteja em bom estado de conservação. Ao lado, ficava a tapera, supostamente um ponto de parada onde os bandeirantes descansavam nas suas longas trajetórias. Infelizmente a tapera ruiu com o passar dos anos, mas ainda se constitui num importante sítio para avaliações e estudos sobre a história do local.

Preservação
Há, entre os mantenedores, segundo o pastor Samuel Vieira, presidente do Conselho da Igreja Presbiteriana Central, uma proposta de se restaurar o casarão, mantendo, entretanto, a concepção original, transformando-o numa referência para a região. A Fazenda Dona Agnes, que já tem servido de retiros para famílias, treinamentos espirituais, de lideranças e recursos humanos, além de encontros para pequenos grupos interessados em um aprofundamento na espiritualidade cristã, tem também a possibilidade de uso do seu o espaço para aluguel de pequenos eventos, comportando, em média, 35 pessoas. O ambiente é rústico, mas aconchegante, com duas lareiras na sala de estar.
Essas dependências da Fazenda Dona Agnes fazem parte de um apoio logístico do Acampamento El Rancho, mantido por esta mesma organização religiosa, com capacidade para acolher 144 pessoas em retiros, congresso e seminários, dentre outros eventos.

Localização:
A Casa de Retiro “Dona Agnes” está localizada a 120 quilômetros de Goiânia; a 110 de Brasília, a 60 de Anápolis e a cinco de Cocalzinho. Trata-se de uma área estratégica pela riqueza de turismo da região. A cidade de Pirenópolis, que é um marco de turismo hoje em Goiás e no Brasil, fica a 25 km desta instituição. A propriedade se situa a 500 metros do asfalto, portanto, de fácil acesso por rodovia (BR 414).
Ao lado do Acampamento El Rancho, que faz divisa com a Fazenda e a Casa de Retiro Dona Agnes, encontra-se o belíssimo Salto de Corumbá, com uma queda d‘água que chega a 52 metros, que também fazia parte das terras da antiga proprietária. O Morro dos Pirineus, que é o pico mais alto de Goiás, fica a seis quilômetros do local e pode ser acessado por carro ou pelas trilhas entre as fazendas. Toda a região é marcada por trilhas magníficas, incluindo um pequeno cânion chamado “A Garganta”, um lugar paradisíaco com lindas formações rochosas.

Mais Artigos

Complexo Prisional Aparecida de Goiânia. Imagem: Reprodução

Estado de Goiás é condenado a indenizar homem preso injustamente

de Redação
16 de junho de 2025
0

A Justiça condenou o Estado de Goiás a indenizar em R$ 50 mil um homem que foi preso injustamente após...

Norma Portal Contexto

Quer entender melhor as leis estaduais? A Norma explica! Veja o vídeo

de Claudius Brito
12 de junho de 2025
0

Já está disponível para a população a assistente virtual Norma, lançada pela Casa Civil do Governo de Goiás. Integrada à...

Vox Patris- Imagem- Alego

Recém-chegado, Vox Patris torna-se patrimônio cultural e artístico de Goiás

de Redação
4 de junho de 2025
0

Goiás acaba de ganhar um novo ícone cultural e artístico. Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado a Lei nº 23.455/2025,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Rafael da Silva Xarão

    Passagem do transporte coletivo de Anápolis pode ir a R$ 8,19 por decisão judicial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis vive o luxo e a exclusividade no Primeiro Exotic Experience

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Desenvolvido gel capaz de regenerar cartilagem sem cirurgia ou implantes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário levará o nome do Dr. CAOA, fundador de montadora no DAIA

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O direito de sofrer em paz

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui