Goiás acaba de ganhar um novo ícone cultural e artístico. Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado a Lei nº 23.455/2025, oriunda de projeto apresentado na Assembleia Legislativa deputado estadual Dr. George Morais (PDT), que reconhece o Vox Patris, grande sino do Divino Pai Eterno, como patrimônio cultural e artístico goiano.
O maior sino que badala do mundo será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, município consagrado como a “capital da fé” do estado.
O projeto foi apresentado por Dr. George Morais no dia 22 de abril de 2025 e aprovado em duas votações no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás: a primeira em 15 de maio e a segunda em 16 de maio.
A sanção da lei foi formalizada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado de ontem (3/6)
“O Vox Patris é um símbolo da fé e da religiosidade do povo goiano, além de ser um atrativo para o turismo religioso da nossa querida Trindade, algo que fortalece nossa cultura e nossa identidade”, destacou o deputado.
Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o Vox Patris foi fabricado na cidade de Rydultowy, na Polônia, e transportado por navio e carreta em uma jornada que durou quase 40 dias.
O som do Grande Sino do Divino Pai Eterno será ouvido pela primeira vez no dia 26 de junho, no canteiro de obras do novo Santuário Basílica, durante a missa que marcará o início da Romaria de 2025.
Com informações da Alego
Leia também: Maior sino do mundo, Vox Patris, deixa rastro de emoção na passagem por Anápolis