Em breve, a APAE Anápolis vai contar com uma segunda unidade para atendimento na área da Saúde e Assistência Social. Trata-se da sua antiga sede, um prédio na avenida Senador José Lourenço Dias, em frente à prefeitura. O projeto prevê completa reforma e vai receber móveis e aparelhos de última geração, totalmente adaptados à necessidade de seus pacientes.
Segundo o ex-presidente da APAE Anápolis, que entregou o cargo no último dia 31 de dezembro, Vander Lúcio Barbosa, a verba para a reforma veio depois da visita, da Comissão de Doenças Raras do Congresso Nacional, em meados de 2021, à atual sede da APAE Anápolis. “O deputado federal Zacharias Calil faz parte da comissão e já conhecia o nosso trabalho, trazendo o presidente e outros membros para ver de perto o trabalho da APAE”, explicou ele. Trata-se de um grande investimento para que os serviços da instituição sejam ampliados em número de especialidades, volume de atendimento e qualidade do serviço prestado.
Cronograma
Em outubro de 2021 iria expirar a apresentação de projetos para Reforma de Unidade de Saúde vinculada à Rede de Pessoa com Deficiência em Anápolis. Vander Lúcio, então, solicitou ao departamento jurídico da instituição que se apresentasse um projeto ao Fundo Nacional de Saúde, para reforma do Prédio da Avenida Contorno.
O Projeto foi concluído em 30 de outubro de 2021 e sua aprovação se deu em meados de dezembro, com um valor estimado em 3,4 milhões. Em 30 de dezembro de 2021, foi homologado o Contrato de Convênio entre APAE e Ministério da Saúde. Em janeiro de 2022 foi realizado o Cadastro da Proposta na Plataforma mais Brasil, sendo a CAIXA a mandatária do processo. Todas as documentações foram homologadas em janeiro e fevereiro daquele ano. Em março iniciaram-se as fases de Projetos de Engenharia, Licenciamento Ambiental, Vigilância Sanitária e Alvará de Funcionamento da Obra.
O projeto foi aprovado pela Vigilância Sanitária em maio, o Licenciamento Ambiental em junho e Alvará do Corpo de Bombeiros em agosto. Após a aprovação da Vigilância a Caixa solicitou através da Plataforma mais Brasil, o Termo de Referência/Projeto Básico, que tinha várias exigências, como Cronograma Físico Financeiro, Plano orçamentário, Quadro de Composição de Investimentos, Composição de BDI e outras as quais exigiram muita análise e trabalho com várias complementações extras, devido à complexidade do processo. O início se deu em julho e se estendeu até dezembro. O Alvará de Funcionamento da obra foi liberado pela Prefeitura no final de novembro.
A CAIXA emitiu a aprovação do LAE – Laudo de Análise do Empreendimento, e foi dado o aceite para a Emissão da SPA – Síntese do Projeto Aprovado, para o início da obra. O Valor aprovado foi de R$ 3.372.070,20. Com o SPA liberado, será realizado o cadastro na Plataforma mais Brasil da execução da Obra. O prazo da obra será de 06 meses e APAE realizará a ordenação e pagamento da Obra, sob a fiscalização da CAIXA. O Estilo de execução será Empreitada Integra