Operação Direção Consciente surpreendeu no total 35 motoristas dirigindo sob efeito de álcool
Um motorista embriagado foi preso em Anápolis nesta madrugada (26) por estar nu, e fazendo sexo enquanto dirigia. Além dele, outros oito motoristas bêbados foram presos em flagrante durante a Operação Direção Consciente, realizada aos fins de semana no município.
A Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) surpreendeu no total 35 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. A prisão em flagrante só é feita para motoristas que ultrapassem o valor tolerável ao realizarem o teste do bafômetro.
O delegado responsável, Manoel Vanderic, disse que os números não foram maiores porque houve abordagens complexas que exigiram mais tempo e dedicação dos policiais. Ele informou ainda que um dos motoristas surpreendido já havia sido preso outras três vezes por dirigir bêbado.
Motorista embriagado
Dirigir alcoolizado é uma das atitudes mais perigosas no trânsito. O condutor que decide dirigir alcoolizado tem suas capacidades psicomotoras alteradas, podendo causar graves acidentes.
Por isso, com o passar do tempo, a legislação ficou cada vez mais rígida, determinando severas penalidades para quem dirigir alcoolizado. A multa é pesada, a CNH pode ser suspensa e o condutor pode acabar preso. Mas é possível recorrer até mesmo das penalidades da Lei Seca.
A questão mais polêmica das leis de trânsito brasileiras nos últimos anos é, sem sombra de dúvida, a punição por dirigir alcoolizado. Na verdade, a polêmica começa bem antes da punição: tem início na fiscalização.
De alguns anos para cá, a legislação tem sido cada vez mais rigorosa com os motoristas que combinam álcool e direção. Somando a intensificação das operações policiais às leis mais severas, o resultado é um grande número de condutores autuados por dirigir alcoolizado.
O aumento da fiscalização possui muitos pontos positivos, já que contribui para a diminuição do número de acidentes causados por motoristas alcoolizados. Há, também, outro lado que deve ser observado.
O aumento da fiscalização abre espaço para a punição severa de condutores que, muitas vezes, não merecem a aplicação de tais penalidades. Por isso, a recomendação da polícia é evitar beber antes de dirigir. Uma vez que se é pego, a dor de cabeça é certa.