VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

Muita movimentação nos dias que antecedem prazos finais para definições partidárias

de Claudius Brito
28 de março de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Faltando pouco para a janela partidária se fechar e para os políticos decidirem em qual legenda vão se abrigar para disputar as eleições municipais, a movimentação é intensa nos bastidores. Conversa daqui, conversa dali; filia daqui, filia dali. E por aí, as pedras do tabuleiro político vão se mexendo.

PSB dos sonhos

“Nem no melhor sonho eu poderia imaginar que minha filiação ao PSB me deixaria tão emocionado. A presença da minha família, dos amigos e apoiadores, o suporte do partido, do nosso presidente Jakson Charles, e, enfim, desses e de outros elementos que me trazem ainda mais confiança no projeto que temos como pré-candidato a prefeito de tornar Anápolis uma cidade cada vez melhor”.

Essa foi a declaração deixada pelo vereador Lisieux José Borges, que deixou o PT e assinou ficha de filiação ao PSB e deve ser o nome da legenda para disputar a Prefeitura de Anápolis, no pleito de outubro próximo.

Já de algum tempo, essa conversa vinha sendo mantida e agora foi sacramentada, inclusive, com direito a ato político bastante prestigiado.

Palavra de Coronel

O presidente estadual do Solidariedade, Coronel Adailton, confirmou em entrevista à Rádio Manchester, que aguarda resposta do vereador Leandro Ribeiro (PP), sobre o convite feito a ele para se ingressar na legenda.

Ainda, disse que o SD e o MDB estão em conversa para a composição de chapa para a Prefeitura de Anápolis. Chapa essa que teria à frente Márcio Corrêa. E o vice indicado pelo SD. Subentende-se que Leandro Ribeiro indo para o SD, ele comporia como vice essa chapa.

A filiação de Leandrinho ao SD, destacou Coronel Adailton, já foi tema de conversa com o próprio Márcio Corrêa e Amilton Filho, deputado estadual do MDB e muito ligado ao vice-governador e presidente estadual da legenda, Daniel Vilela.

Afunilando

Depois do ex-prefeito Pedro Sahium (PDT), o deputado estadual Amilton Filho (MDB-foto) sinaliza que não vai disputar a Prefeitura de Anápolis, no pleito desse ano. O também deputado estadual Coronel Adailton (SD), também, da mesma forma, já adianta que seu foco é o mandato na Assembleia Legislativa.

De forma que, aos poucos, vai ocorrendo aquilo que já se esperava, ou seja, o afunilamento de nomes na disputa.

No final de 2023, tinha-se pelo menos 20 nomes colocados como pré-candidatos. E a expectativa é de que a eleição tenha entre seis e oito candidatos, no máximo.

(In) Definições

O PT já tem a pré-candidatura do ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide. O PDT lançou o nome da advogada Mariane Stival.

O PSOL o advogado Eugênio Lourenço Dias. O PSB o vereador Lisieux José Borges. O PSDB tem o também advogado Hélio Lopes como pré-candidato. Márcio Corrêa está como pré-candidato do MDB, mas pode mudar de legenda.

A mesma situação de Márcio Cândido (vice-prefeito), que está no PSD mas em vias também de migrar de partido. Leandro Ribeiro, do PP, ainda se mantém no páreo, mas ele pode também sair na vice de um dos dois Márcios.

O PL ainda não definiu, mas tem três nomes colocados: Richelson Xavier, Hélio Araújo e Randerson Aguiar. Pode acontecer de um dos Márcios ir para o PL para ser o nome da legenda. É mais ou menos por aí.

Nome respeitado

Em entrevista ao programa Papo de Garagem, a ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Onaide Santillo afirmou que não tem pretensão de disputar nenhum cargo nas eleições desse ano, seja para Prefeita ou Vereadora. Ela ressaltou que a ausência do esposo, falecido em 2021, a deixa desmotivada.

Embora, sabe-se que ela, Onaide, continue sendo uma liderança política que merece reconhecimento pelo seu trabalho.

Mesmo não disputando cargos, ela é voz ativa e, diga-se de passagem, sempre presente nas discussões da cidade, independente de cargos.

Assim, é um nome respeitado, assim como o sobrenome Santillo que carrega, uma família que tem um legado de contribuição dos mais relevantes para a política não só de Anápolis, mas de Goiás e do Brasil.

Xeque-mate

Conversas, conversas e mais…conversas! A hora é de dialogar, convencer, ciscar para dentro e não para fora, como se costuma dizer no jargão político.

E é isso que as lideranças políticas e partidárias estão fazendo.

Pode-se dizer que todo mundo está conversando com todo mundo e o objetivo é um só: estruturar o projeto da disputa das eleições de 2024, sobretudo, para a composição das chapas majoritárias que vão disputar a Prefeitura de Anápolis, em outubro próximo.

Leia também: Anápolis pode ter cerca de 25 mil eleitores a mais do que no pleito de 2020

Tudo tem que ser muito bem pensado para se definir uma boa estratégia eleitoral: o nome que vai encabeçar a chapa, o vice, as alianças e, mesmo, as chapas proporcionais, ou seja, de vereadores. Por isso que se compara o jogo político com o xadrez.

E, agora, é o momento de colocar as peças nesse jogo. Depois, essas peças serão movimentadas e o jogo começa com o desfecho no “xeque-mate” das urnas.

Caiado e Roberto

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o prefeito Roberto Naves (Republicanos) devem esperar a poeira baixar da janela partidária e o prazo de filiações para quem vai se candidatar, para que possam sinalizar como vão caminhar nas eleições em Anápolis.

Caiado mira a possibilidade de disputar a presidência da República, em 2026. Por essa razão, pode ser que ele até deixe seus posicionamentos para o segundo turno. É uma hipótese.

Já Roberto Naves pode se posicionar ainda com vistas ao primeiro turno, de modo a reforçar aquele nome que apoiará para ser o seu sucessor.

Queira ou não, ambos são influenciadores no processo, pelos cargos que ocupam e por serem lideranças regionais de partidos.

  • Presidente estadual do Solidariedade, o deputado estadual Coronel Adailton é só elogios à vereadora do partido em Anápolis, Andreia Rezende.
  • Em entrevista, Coronel Adailton fez uma colocação pertinente, quem vai disputar a prefeitura, deve olhar com atenção as chapas de candidatos a vereador. Afinal, não é só ganhar a eleição, tem que ter governabilidade, também.
  • O PT de Antônio Gomide trabalha para que logo seja anunciado o nome que deve compor a chapa, como vice e, dessa forma, aproveitar o tempo da pré-campanha.
  • Dominguinhos do Cedro (PDT), não gostou muito da pré-candidata do partido, Mariane Stival, não ter sido citada em uma recente pesquisa.
  • A jornalista Rebeca Romero afiança que seu foco nas eleições desse ano será a disputa por uma das 23 cadeiras na Câmara Municipal.
  • O deputado estadual Amilton Filho (MDB) adianta que o nome de Márcio Corrêa está “bem encaminhado” para ser confirmado como o nome do partido para concorrer à Prefeitura de Anápolis.
  • De 7 de março a 5 de abril, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito.
  • Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Confira os principais destaques e os bastidores do Contexto Político

de Claudius Brito
15 de agosto de 2025
0

A aprovação do primeiro Refis (Fique em Dia) da gestão Márcio Corrêa, será importante para a Prefeitura ter um reforço...

Contexto Político

Confira as movimentações políticas em Anápolis, Goiás e no Brasil

de Claudius Brito
8 de agosto de 2025
0

Na Câmara Municipal, a bancada do prefeito Márcio Corrêa  tem expectativa para envio de projeto do refis 2025. O parlamento...

Contexto Político

A bola da vez; a agenda dos 118 anos e a verdade do PIB de Anápolis

de Claudius Brito
25 de julho de 2025
0

A coluna semanal Contexto Político destaca um deputado estadual que é considerado “a bola da vez” na roda política do...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui