VERSÃO FLIP
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
Contexto

Músico anapolino lança livro didático para violão

de Claudius Brito
14 de abril de 2022
em Cultura
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
foto de acordes do violão
O objetivo deste livro é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas

Literatura e música. A iniciação e o aperfeiçoamento no mundo das artes e da cultura requer aprendizagem, dedicação e amor.

Pouco comum, um músico anapolino colocou o seu conhecimento à disposição para que outras pessoas, iniciantes ou não, possam através da leitura musical aprender a tocar um dos instrumentos mais nobres e, ao mesmo tempo, popular: o violão.

Assim, surgiu o livro: “Leitura no Violão para Ensino Coleltivo- Trios e Quartetos”, idealizado e elaborado por Adriano Assis.

A publicação, inclusive, já tem data marcada de lançamento: será no próximo dia 28, às 19 horas, na biblioteca do Sesc, em Goiânia (Rua 15- Setor Central).

A ideia do livro, segundo Adriano, surgiu a partir do trabalho constante com turmas heterogêneas, ou seja, com alunos iniciantes e iniciados juntos, bem como da necessidade de lidar com alunos com níveis de aprendizados diferentes e, ainda, buscando respeitar o crescimento de cada um, sem impedir o avanço do aluno mais esforçado e, também, sem exigir muito daquele aluno que demora um pouco mais para progredir.

Rodovias estaduais têm restrição de tráfego no feriado da Semana Santa

“Isso me levou à elaboração de um repertório em que o aluno inicia com leituras simples, utilizando cordas soltas e rítmica fácil e, aos poucos, progride para leituras mais complexas, com técnicas e rítmicas mais exigentes”, explica o músico e escritor.

Capa do livro

O objetivo, pois, é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas.

Por isso quase todas as leituras são melódicas, aparecendo apenas em uma música acordes de 2 notas. Esta escolha foi feita a fim de fornecer aos professores e alunos uma grande quantidade de leituras melódicas aplicadas em contexto de música de câmara.

O livro é composto por um repertório progressivo de “Trios E Quartetos de Violões” e cada música foi denominada de “trio didático” ou “Quarteto didático”.

Nos Trios, o Violão 1 faz a Melodia, o Violão 2, o complemento Harmônico e o Violão 3 faz a linha dos Baixos.

Nos quartetos, o Violão 1 toca a Melodia, Violões 2 e 3 fazem o complemento harmônico e o Violão 4 é o responsável pela linha dos baixos.

Destaca-se que cada professor pode decidir esta sequência de acordo com suas necessidades em sala de aula. O importante é começar pelo violão 2, que é sempre o mais simples, tanto em leitura quanto em dificuldade técnica.

Na segunda parte do livro, encontramos músicas que exploram Colcheias, Semicolcheias, Colcheias Pontuadas, Ligados, Dinâmicas, Crescentes, etc., ampliando, assim, o nível da leitura.

A terceira e última parte possui um repertório complementar com duas músicas.

O livro também pode ser utilizado de outras formas, inclusive em aulas individuais em que o aluno leia uma das vozes e o professor leia outra voz, ou quando um grupo toca o Violão 1, o outro grupo, o Violão 2 e o professor, o Violão 3. Também essas combinações podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada professor.

Participaram da gravação dos áudios o próprio autor Adriano Assis e os violonistas Danillo Dutra, Andréa Alencar e Franklin Machado, com técnica e mixagem de Fabiano Menezes (Estúdio Recanto).

O livro, reforça Adriano, vem suprir uma lacuna no mercado editorial musical, carente em materiais de leitura musical para ensino coletivo com leituras progressivas e que mescle alunos iniciantes com alunos mais avançados. O livro também possui áudios que podem ser baixados no site do autor.

O prefácio foi escrito pelo Violonista, Compositor e Arranjador Ulisses Rocha que é Professor Doutor do Departamento de Música da Unicamp e professor convidado na University of Florida.

A publicação conta com a participação de Dilmar Santos (diagramação) e Giovanna Carolina, que fez a aquarela da capa. Ambos são de Anápolis. A foto para a matéria é de Ricardo Seud.

Quem é?

Adriano Assis é violonista, professor e pesquisador da didática do violão. Criado na histórica cidade de Pirenópolis, mudou-se para Anápolis na infância, envolveu-se com a arte desde muito cedo, por meio de aulas de desenho e pintura, estudou na Escola de Artes Oswaldo Verano.

Adriano Assis, autor do livro

Seus estudos musicais começaram aos 14 anos, devido à sua paixão pela música e por influência do pai e amigos. Graduado em Violão Popular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC), atuou como professor em escolas de música e também de ensino fundamental.

Tem se especializado no ensino de violão para crianças a partir dos quatro anos de idade através do Método Suzuki. Fez curso de Filosofia Suzuki com a professora Shinobu Saito e Curso de Violão Suzuki Livros 1, 2, 3 e 4 e Estratégias de Ensino com a professora MaryLou Roberts (EUA) e Rolando Freitag (EUA).

Atualmente está cursando o Bacharelado em violão clássico na classe do renomado professor Eduardo Meirinhos. Atua, também, no ensino de Teoria Musical, Harmonia e Improvisação.

Atuou como músico acompanhando diversas bandas de baile, duplas sertanejas e cantores nas cidades de Anápolis e Goiânia onde mora desde 2017, em destaque para Maida e Marcelo, Vitor Hugo e Daniel, Luiz Paulo e Pantanal, Carlinhos Trivelli, Lilian Porto, Banda Apprize Music e Cláudia Garcia (Goiânia).

Como concertista, realiza apresentações de violão solo e junto com o maestro e violinista Isaac Gonçalves forma o Duo Brasilidades.

Rótulos: Adriano AssisculturadidáticoLeitura no Violão para Ensino Coletivo - Trios e QuartetosLivrolivro didáticoMúsicaUlisses Rochaviolão

Mais Artigos

Florescer- Foto de Divulgação- Allyne Laís

Espetáculo “Flor(e)ser” celebra a força e a resiliência do feminino

de Redação
12 de setembro de 2025
0

A Plié Produções apresenta, nesta sexta-feira, 12 de setembro, no Teatro Municipal de Anápolis, o espetáculo de dança “Flor(e)ser”, de...

Imagem: Divulgação

Sesc Anápolis anuncia programação do Palco Giratório

de Jornal Contexto
11 de setembro de 2025
0

Iniciativa trará apresentações gratuitas de teatro, dança e circo, além de oficinas, com entrada gratuita O Sesc Goiás realiza em...

Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu serão atrações principais do Canto da Primavera 2025 (Foto: reprodução)

Canto da Primavera 2025 dobra de tamanho e terá seis palcos em Pirenópolis

de Jornal Contexto
5 de setembro de 2025
0

Festival chega à 24ª edição com mais de 70 atrações gratuitas espalhadas por pontos históricos da cidade. O 24º Canto...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Divulgação

    Conecta Mulher 2025 celebra empreendedorismo feminino em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Jovem se candidata a CEO da OpenAI e carta de rejeição viraliza; confira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Preso, homem manipulava idosa holandesa para aplicar golpe de quase R$ 300 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem finge ser pai de bebê morto em acidente e aplica golpe em familiares

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Equipamentos de academia têm até 362 vezes mais germes que vasos sanitários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui