VERSÃO FLIP
domingo, 6 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 6 de julho, 2025
Contexto

Músico anapolino lança livro didático para violão

de Claudius Brito
14 de abril de 2022
em Cultura
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
foto de acordes do violão
O objetivo deste livro é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas

Literatura e música. A iniciação e o aperfeiçoamento no mundo das artes e da cultura requer aprendizagem, dedicação e amor.

Pouco comum, um músico anapolino colocou o seu conhecimento à disposição para que outras pessoas, iniciantes ou não, possam através da leitura musical aprender a tocar um dos instrumentos mais nobres e, ao mesmo tempo, popular: o violão.

Assim, surgiu o livro: “Leitura no Violão para Ensino Coleltivo- Trios e Quartetos”, idealizado e elaborado por Adriano Assis.

A publicação, inclusive, já tem data marcada de lançamento: será no próximo dia 28, às 19 horas, na biblioteca do Sesc, em Goiânia (Rua 15- Setor Central).

A ideia do livro, segundo Adriano, surgiu a partir do trabalho constante com turmas heterogêneas, ou seja, com alunos iniciantes e iniciados juntos, bem como da necessidade de lidar com alunos com níveis de aprendizados diferentes e, ainda, buscando respeitar o crescimento de cada um, sem impedir o avanço do aluno mais esforçado e, também, sem exigir muito daquele aluno que demora um pouco mais para progredir.

Rodovias estaduais têm restrição de tráfego no feriado da Semana Santa

“Isso me levou à elaboração de um repertório em que o aluno inicia com leituras simples, utilizando cordas soltas e rítmica fácil e, aos poucos, progride para leituras mais complexas, com técnicas e rítmicas mais exigentes”, explica o músico e escritor.

Capa do livro

O objetivo, pois, é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas.

Por isso quase todas as leituras são melódicas, aparecendo apenas em uma música acordes de 2 notas. Esta escolha foi feita a fim de fornecer aos professores e alunos uma grande quantidade de leituras melódicas aplicadas em contexto de música de câmara.

O livro é composto por um repertório progressivo de “Trios E Quartetos de Violões” e cada música foi denominada de “trio didático” ou “Quarteto didático”.

Nos Trios, o Violão 1 faz a Melodia, o Violão 2, o complemento Harmônico e o Violão 3 faz a linha dos Baixos.

Nos quartetos, o Violão 1 toca a Melodia, Violões 2 e 3 fazem o complemento harmônico e o Violão 4 é o responsável pela linha dos baixos.

Destaca-se que cada professor pode decidir esta sequência de acordo com suas necessidades em sala de aula. O importante é começar pelo violão 2, que é sempre o mais simples, tanto em leitura quanto em dificuldade técnica.

Na segunda parte do livro, encontramos músicas que exploram Colcheias, Semicolcheias, Colcheias Pontuadas, Ligados, Dinâmicas, Crescentes, etc., ampliando, assim, o nível da leitura.

A terceira e última parte possui um repertório complementar com duas músicas.

O livro também pode ser utilizado de outras formas, inclusive em aulas individuais em que o aluno leia uma das vozes e o professor leia outra voz, ou quando um grupo toca o Violão 1, o outro grupo, o Violão 2 e o professor, o Violão 3. Também essas combinações podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada professor.

Participaram da gravação dos áudios o próprio autor Adriano Assis e os violonistas Danillo Dutra, Andréa Alencar e Franklin Machado, com técnica e mixagem de Fabiano Menezes (Estúdio Recanto).

O livro, reforça Adriano, vem suprir uma lacuna no mercado editorial musical, carente em materiais de leitura musical para ensino coletivo com leituras progressivas e que mescle alunos iniciantes com alunos mais avançados. O livro também possui áudios que podem ser baixados no site do autor.

O prefácio foi escrito pelo Violonista, Compositor e Arranjador Ulisses Rocha que é Professor Doutor do Departamento de Música da Unicamp e professor convidado na University of Florida.

A publicação conta com a participação de Dilmar Santos (diagramação) e Giovanna Carolina, que fez a aquarela da capa. Ambos são de Anápolis. A foto para a matéria é de Ricardo Seud.

Quem é?

Adriano Assis é violonista, professor e pesquisador da didática do violão. Criado na histórica cidade de Pirenópolis, mudou-se para Anápolis na infância, envolveu-se com a arte desde muito cedo, por meio de aulas de desenho e pintura, estudou na Escola de Artes Oswaldo Verano.

Adriano Assis, autor do livro

Seus estudos musicais começaram aos 14 anos, devido à sua paixão pela música e por influência do pai e amigos. Graduado em Violão Popular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC), atuou como professor em escolas de música e também de ensino fundamental.

Tem se especializado no ensino de violão para crianças a partir dos quatro anos de idade através do Método Suzuki. Fez curso de Filosofia Suzuki com a professora Shinobu Saito e Curso de Violão Suzuki Livros 1, 2, 3 e 4 e Estratégias de Ensino com a professora MaryLou Roberts (EUA) e Rolando Freitag (EUA).

Atualmente está cursando o Bacharelado em violão clássico na classe do renomado professor Eduardo Meirinhos. Atua, também, no ensino de Teoria Musical, Harmonia e Improvisação.

Atuou como músico acompanhando diversas bandas de baile, duplas sertanejas e cantores nas cidades de Anápolis e Goiânia onde mora desde 2017, em destaque para Maida e Marcelo, Vitor Hugo e Daniel, Luiz Paulo e Pantanal, Carlinhos Trivelli, Lilian Porto, Banda Apprize Music e Cláudia Garcia (Goiânia).

Como concertista, realiza apresentações de violão solo e junto com o maestro e violinista Isaac Gonçalves forma o Duo Brasilidades.

Rótulos: Adriano AssisculturadidáticoLeitura no Violão para Ensino Coletivo - Trios e QuartetosLivrolivro didáticoMúsicaUlisses Rochaviolão

Mais Artigos

A programação do "Damas Literárias" é aberta ao público a partir dos 16 anos e não exige inscrição prévia.  Imagem: Divulgação

Escrita e protagonismo feminino estão em pauta no evento Damas Literárias em Anápolis

de Anna Rhaissa
3 de julho de 2025
0

Oficinas e rodas de conversa discutirão o papel da mulher na literatura em Anápolis. O evento contará com a participação...

Telma da Babilônia: "tesouros" de Goiás. Imagem: Divulgação

Sabores e histórias: livro de Telma da Babilônia lançado em Pirenópolis

de Marcos Vieira
26 de junho de 2025
0

Entre pratos típicos e causos familiares, a publicação fortalece a identidade regional Neste sábado, 28 de junho, às 18h, o...

Monólogo Pé Rachado, com Alê Carneiro, que resgata causos e tradições do interior goiano. Imagem: Inaê Ribeiro

Teatro, dança e música na Quarta Cultural de Anápolis; confira a programação

de Redação
16 de junho de 2025
0

No próximo dia 18, a edição da Quarta Cultural apresenta o “Memória em Cena”, com três atrações que reúnem teatro,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • representantes da empresa e do sindicato se reuniram e concordaram, de forma amistosa, em retomar integralmente a circulação dos ônibus. Imagem: Reprodução

    Liminar garante volta dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo às ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Viaduto Ayrton Senna passa por reformas para melhorar fluidez do trânsito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Gestão de Márcio Corrêa tem evolução de receitas próprias no primeiro quadrimestre

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui