A Netflix lançará um plano com anúncios em 2023. A proposta visa aumentar a receita da empresa, que registrou perda de quase 1 milhão de usuários no segundo trimestre deste ano.
No entanto, essa nova assinatura não deve oferecer acesso completo a todos os filmes e séries do catálogo da plataforma.
A informação foi confirmada essa semana pelo diretor operacional da Netflix Ted Sarandos em reunião com acionistas para divulgar o balanço do segundo trimestre de 2022.
Certos conteúdos não estarão disponíveis devido a negociações com as produtoras, já que a nova modalidade de assinatura, apresentará publicidade. Até o momento, não há como saber quais produções ficarão de fora, mas a garantem que a experiência será boa.
Basicamente o plano será criado para pessoas que não se importam de assistir anúncios e querem pagar mais barato pelo serviço. Ted Sarandos disse: Deixamos um grande segmento de clientes fora da mesa, são pessoas que dizem: “A Netflix é muito cara para mim e não me importo de ver anúncios”.
Os anúncios não vão ser incluídos nos planos já existentes;
“Não estamos incluindo publicidade à Netflix como você conhece hoje, mas, sim, um plano adicional com anúncios”.
A nova modalidade de assinatura será desenvolvida em parceria com a Microsoft.
Em comunicado publicado em seu blog oficial, a fabricante do Windows afirmou que as propagandas no streaming serão gerenciadas pela plataforma de publicidade da empresa. A parceria também envolve o fornecimento de tecnologia e, nas palavras da Microsoft, proteções de privacidade.
Em relação a valores:
O pacote mais barato será lançado “no início de 2023”, contudo, ainda não há uma data exata ou preço a ser cobrado. No entanto, espera-se um valor abaixo do plano básico que, no Brasil, custa R$ 25,90 por mês.
Netflix quer focar no aumento da receita
A crise econômica global tem afetado também a Netflix. A solução, a curto prazo, é acelerar o crescimento da receita, seja lançando um plano com anúncios ou cobrando uma taxa extra de quem divide a senha da conta com pessoas de fora da sua casa, algo que a própria empresa considera como um dos motivos da queda de assinantes.
Por outo lado, vale lembrar que a HBOMAX já tem um plano mas barato com anúncios nos Estados Unidos e a DisneyPlus também anunciou que vai lançar um plano mais barato com anúncio nos Estados Unidos expandindo internacionalmente em 2023.