Este ano, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) comemora o jubileu de ouro. São 50 anos de história. Muita coisa se passou nessas cinco décadas em que a unidade militar se instalou no Município.
Houve uma época em que, por exemplo, os eleitores não podiam escolher de forma direta o prefeito, porque, então, a cidade era considerada Área de Segurança Nacional.
Mas, a presença da BAAN sempre teve mais benefícios do que ônus e, ao longo dos anos, isso se evidenciou na aproximação da unidade militar com a sociedade.
UnB cria método de castração de cães e gatos sem cirurgia
Também, obviamente, houveram benefícios com a fixação de milhares de militares ao longo desses anos. Com os seus salários, eles ajudaram a movimentar a engrenagem da economia local.
Moradias foram erguidas, um complexo moderno foi instalado e ano a ano recebe investimentos, agora, mais recentemente, para a recepção das novas aeronaves KC-390 e os caças Gripen, que ainda vão começar a chegar.
A Base Aérea é tão grande, que tem sua própria prefeitura.
Mas, enfim, todos nós temos um carinho com essa instalação militar, que se tornou muito mais do que isso, com as suas ações sociais em benefício de Anápolis, de Goiás e do Brasil.
São 50 anos de uma boa convivência, grande parte dela registrada nas publicações do CONTEXTO. E essa história não cessa, porque a cada dia, novos capítulos vão se abrindo; novos personagens vão surgindo. E, para nós anapolinos, é uma missão fazer com que essa parceria seja cada vez mais forte e duradoura. E a BAAN, que continue com o seu nobre papel de zelar pela soberania do País.