Alimentação equilibrada e atividade física são fundamentais para a saúde do homem
Manter hábitos saudáveis é importante para evitar diversos tipos de doenças. Bem-estar e qualidade de vida são formados por diversos fatores, como: alimentação balanceada, atividade física regular, sono regenerador, regulação intestinal e até adequada hidratação. Ter estilo de vida saudável é importante também para prevenir o câncer de próstata, que tem o mês de novembro como ápice de campanhas de conscientização sobre a doença, segundo a médica oncologista Milena Coelho.
Sindicato Rural anuncia retorno de exposição agropecuária ano que vem
Além dos fatores citados, ela inclui para a saúde geral do homem: não fumar, beber moderadamente, controlar o estresse. “Um ponto importante é o homem ter uma alimentação mais natural: legumes, frutas e vegetais verdes. Carnes magras, sem gordura são mais salutares para o organismo”, pontua ela.
A oncologista afirma que os alimentos industrializados e processados, como: presunto, mortadela, conservas, devem ser restritos no cardápio, bem como carne de boi gorda e salgada do churrasco. Além disso, o açúcar em excesso tem a capacidade de inflamação do corpo, provocando obesidade e uma série de doenças cardiovasculares.
Milena ainda inclui nessa série de cuidados o exercício físico rotineiro, que estimula o equilíbrio psicoemocional por meio de liberação das endorfinas. ” Eles diminuem processos de inflamação celular, aumentam a atuação dos mecanismos antioxidantes e estimulam a função imunológica do organismo”, enumera.
Prevenção
Entretanto a médica explica que o Novembro Azul foi criado especialmente para divulgar a necessidade do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Mesmo com todos os cuidados, outros fatores como o genético, por exemplo, podem desencadear a doença. Por isso, à partir dos 40 anos é preciso que todo homem passe por exames de rotina para analisar níveis de substâncias presentes no sangue e o tamanho da próstata, identificando a doença em seus estágios iniciais e tornando a cura possível. “A campanha Novembro Azul tem como objetivo principal relembrar a população masculina da importância em estar com os exames de rotina em dia”, explica a oncologista.
Segundo Milena, além de abordar a saúde de forma geral, a campanha enfatiza a prevenção ao câncer de próstata, que tem uma incidência esperada de 68 mil novos casos por ano. “O mais importante é a conscientização de que quando o diagnóstico é precoce, ou seja, a doença em fase inicial, as chances de cura são muito maiores”, resume.
Confira 5 alimentos muito conhecidos como importantes mantenedores de uma próstata saudável:
- • Tomate: tem licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações malignas, feito a multiplicação sem controle que ocorre no crescimento dos tumores.
- • Castanha-do-pará: o selênio formador da oleaginosa é um mineral que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante.
- • Vegetais crucíferos: como brócolis, couve-flor, repolho, couve são ricos em sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.
- • Chá verde: as isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e estimulantes da morte programada das células, conhecida como apoptose.
- • Peixes: O ômega-3 é uma gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.