A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Detran-GO devem implantar até outubro, nas 60 maiores cidades do Estado, o novo sistema digital de aplicação das provas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é a primeira etapa do projeto que os dois órgãos estão desenvolvendo para aprimorar os processos para a obtenção da CNH, que ainda prevê numa segunda etapa a implantação de dispositivos eletrônicos para aferir o resultado do exame prático.
Cabe à UEG, por meio do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), departamento responsável pelas avaliações para obtenção da CNH, desenvolver o sistema para a aplicação da prova digital. Quem está à frente do projeto é o coordenador tecnológico do EVV, André Luiz Soares. Ele explica que o sistema utiliza a biometria, que faz a identificação do candidato por meio das impressões digitais. Além disso, ainda constará no banco de dados do sistema fotos e assinatura do candidato à habilitação. “Todos os dados do candidato serão enviados para o sistema a partir do momento que ele der entrada no processo nas auto-escolas. A partir daí, todo acompanhamento será feito por esse novo sistema, até chegar o momento de realizar a prova teórica digital”, destaca André Luiz Soares.
Ainda segundo André Luiz, para evitar fraudes ou qualquer comprometimento na segurança da aplicação das provas, os candidatos terão que fazer duas identificações no dia prova: uma para acessar o local do exame e a segunda será no equipamento, quando for fazer a avaliação teórica. “Essa atitude é para evitar que outra pessoa realize a prova no lugar do candidato”, pontua. O diretor técnico do Detran, Horácio Santos, considera o novo sistema como mais um avanço para a sociedade.
De acordo com Horácio Santos, com esses novos mecanismos, caso o candidato esqueça de responder alguma questão, o computador irá avisá-lo. O que atualmente não pode ser feito pelo examinador, sob o risco de ser acusado de favorecimento. Nesse sistema, o resultado já é informado após o término da prova. Não será necessário aguardar alguns dias para ter acesso ao resultado oficial, como acontece atualmente. Para as mudanças serem efetuadas, ainda são necessários alguns ajustes com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que é a responsável por identificar a impressões digitais dos candidatos. A UEG poderá colher as impressões, mas para efeito legal só a SSP poderá identificá-las.
Serão instalados de 4 a 20 terminais em cada cidade para fazer a avaliação teórica para obtenção da CNH. Para chegar ao número em cada município, foi feito um mapeamento para saber a demanda. Em Goiânia, por exemplo, serão instalados 20 terminais. Nas cidades em que não houver Detran, os equipamentos serão instalados nos postos de atendimento do Vapt-Vupt. Em locais que não houver o Vapt-Vupt, o Detran ficará responsável por alugar salas para a aplicação das provas. (Fonte: UEG)
Redes sociais só permanecerão ativas no Brasil se respeitarem a lei, afirma ministro
Gilmar Mendes aponta que redes sociais incitaram o 8 de janeiro Após o magnata Mark Zuckerberg, proprietário do grupo Meta...