O microempreendedorismo é, hoje, uma base forte da economia nacional e as mulheres, cada vez mais, ganham espaço nesse meio
Neste mês de maio, em que se celebra o Dia das Mães, é uma oportunidade também para destacar o protagonismo feminino em diversas áreas. Entre elas, uma hoje muito importante dentro da engrenagem que faz mover a economia do Brasil, o microempreendedorismo.
Anápolis, claro, está inserida dentro desse cenário. Afinal de contas, por aqui, também, as mulheres, muitas delas mães, estão presentes no mercado de trabalho através do MEI, o programa Microempreendedor Individual, do Governo Federal.
Conforme levantamento realizado pelo CONTEXTO no Portal do MEI, Anápolis tinha até o dia 3 de maio último (dado mais recente disponibilizado até o fechamento da edição) exatos 37.204 optantes do programa. Desse total, 20.494 (55,09%) homens e 16.710 (44,91%) mulheres.
Ou seja, o protagonismo feminino no universo MEI é bastante significativo e tende a crescer. E nos mais diversos tipos de atividades.
Conforme os dados levantados, as cindo atividades com maior número de optantes do MEI em Anápolis, são: Cabeleireiros: 2.412 (1.786 mulheres); Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 2.129 (1.665 mulheres); Promoção de vendas: 2.061 (915 mulheres); Obras de alvenaria: 1.658 (64 mulheres- a menor participação); Lanchonetes, casas de chás, sucos e similares: 1.093 (601 mulheres).
As empreendedoras também aparecem em destaque em outras atividades, como: – Outras atividades de tratamento de beleza (845 optantes); – Serviços domésticos (619); – Fornecimento de alimentos preparados predominantemente para consumo domiciliar (535).
Dados gerais
Em termos gerais, ou seja, considerando todos os optantes do MEI em Anápolis, a faixa etária predominante é a de 31 a 40 anos de idade (10.648, 28,62%). Só como curiosidade, o cadastro possui 327 MEIs acima dos 70 anos de idade.
Em relação à nacionalidade, a maioria é composta de brasileiros: 37.026. Os estrangeiros somam 177, sendo os principais: 39 colombianos; 27 portugueses; 25 venezuelanos; 14 senegaleses.
Em relação às formas de atuação, a maioria dos MEIs optantes do município trabalham em estabelecimentos fixos: 21.380 (36,34%).
Tem-se ainda: – Porta a porta, postos móveis ou por ambulantes: 13.222 (22,47%); Internet: 11.769 (20%); – Em locais fixos, fora da loja: 5.644 (9,59%); – Televendas: 3.928 (6,68%); – Correios: 1.964 (3,34%).
Neste último recorte, a soma do número de MEIs é maior, porque os microempreendedores podem ter mais de um tipo de atividade.

Leia também: Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.