fbpx
VERSÃO FLIP
quinta-feira, 30 de junho, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 30 de junho, 2022
Contexto

O primeiro passo para prevenir doenças

de Carolina Umbelino
26 de junho de 2009
em Saúde
Reading Time: 3 mins read
0 0
0

É considerável o aumento no consumo de sanduíches, pizzas, salgadinhos, etc. pelas famílias brasileiras. Em Anápolis, o quadro não é diferente do resto do País. Cada vez mais, os lanches rápidos substituem as refeições. Essa troca acontece, principalmente, durante a noite – no jantar, devido à facilidade e à praticidade de preparo desses alimentos, aliada à falta de tempo das famílias modernas e, também, a falta de conhecimento das conseqüências que isso pode trazer. Essa troca, se não for feita adequadamente, pode trazer riscos à saúde.
Uma alimentação desequilibrada pode causar uma série de problemas, como diabetes, colesterol e triglicérides elevadas, desnutrição e anemia. A adoção de hábitos alimentares saudáveis é um dos primeiros passos para quem busca uma melhor qualidade de vida. Segundo a nutricionista, Flávia Pontieri, professora coordenadora do curso de Nutrição da UniAnhanguera, uma refeição saudável é aquela que atende às necessidades nutricionais de quem a ingere, e que possui nutrientes distribuídos de forma equilibrada. Ela explica que os prejuízos dependem do tipo de alimento que é ingerido, pois alguns lanches podem, sim, conter alimentos saudáveis. Entretanto, se esses lanches forem ricos em açúcares e gorduras, podem aumentar os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares e alterações da quantidade de gorduras no sangue.

Alternativas
A ingestão de alimentos pouco recomendáveis acontece, principalmente, no período em que as pessoas se encontram fora de casa, trabalhando ou estudando. Ou, ainda, entre uma atividade e outra – possivelmente no período da noite, horário em que deveria acontecer o jantar tradicional. Flávia ensina que a substituição pode acontecer desde que se faça a escolha por alimentos saudáveis e que atendam às necessidades pessoais de cada indivíduo. “Existem as frutas, os sanduíches feitos com legumes e vegetais, carnes magras e sem frituras, cereais – principalmente os integrais. Todos podem ser incluídos no cardápio de quem não dispõe de muito tempo”, explica.
Outra dica, essa para o período da noite, é ingerir alimentos de fácil digestão, com baixo teor de açúcar e de gordura. A nutricionista diz que não existem restrições quanto ao horário da refeição, mas alerta que ela deve ser complementar ao plano alimentar de cada um, respeitando o que foi ingerido no restante do dia.
Para a melhor alimentação das crianças no lanche da escola é preciso que os pais estejam atentos às instruções do que representa uma alimentação saudável e quais os alimentos que devem compor o lanche. Flávia alerta que é preciso, também, restringir o acesso desses alunos aos lanches que não são saudáveis, nas cantinas e lanchonetes das instituições de ensino. “Uma dica é retirar todas as frituras (salgados fritos, batatas fritas, etc.), substituir por assados e sanduíches naturais, retirar os refrigerantes e substituir por sucos, incluir frutas no lanche, retirar doces de forma geral – balas e chocolates”, ensina ela.

Alimentação escolar

VOCÊ PODE GOSTAR

Goiás tem três casos suspeitos de varíola dos macacos

Vacina contra a gripe já está disponível para população de Anápolis

12 coisas importantes para você saber sobre o diabetes

As crianças costumam adquirir os hábitos alimentares dos pais. Tanto os bons, quanto os maus. O consumo de doces, refrigerantes e salgados tem crescido entre os pequenos e é motivo de preocupação. Diante disso, as escolas tentam auxiliar na educação e na criação de hábitos saudáveis de alimentação. O Colégio Auxilium, por exemplo, tem buscado incrementar o cardápio de sua lanchonete para oferecer outras opções aos alunos.
Segundo a administradora do estabelecimento, Ludmila Xavier Nunes, foi feita à direção do colégio uma nova proposta de cardápio a fim de controlar o avanço de doenças e da obesidade infantil. “O objetivo é educar a alimentação e criar hábitos saudáveis nas crianças, principalmente as menores”. A primeira medida implementada foi a abolição do refrigerante e das frituras no cardápio da educação infantil – que hoje conta com sucos variados, salada de frutas, iogurte, gelatina e vitaminas.
Além disso, foi enviada aos pais uma programação que especifica os componentes diários do lanche a ser disponibilizado. Assim, as famílias puderam avaliar o menu e decidir se aderiam ou não ao programa. Nasceu o “kit lanche”, sistema individualizado que segue as orientações dos pais, respeitando as restrições alimentares das crianças. E que também diminui as filas na lanchonete durante o recreio.
O cardápio do “kit lanche” é simples, posto que representa uma refeição intermediária, mas tenta suprir todas as necessidades nutricionais necessárias à dieta alimentar. A modificação sofreu dificuldades na implementação, mas hoje tem sido bem aceita pelos alunos, apesar de a procura por salgados e refrigerantes ainda continuar expressiva. No entanto, Ludmila acredita que não conseguirá aboli-los de maneira definitiva, pois os maus hábitos alimentares já foram assimilados pelas crianças mais velhas.

Mais Artigos

foto de mão com luva passando poma em erupção cutânea de paciente com varíola dos macacos

Goiás tem três casos suspeitos de varíola dos macacos

de Jornal Contexto
29 de junho de 2022
0

Além do primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Estado, outros dois surgiram no sistema da Secretaria de Estado...

foto de enfermeira aplicando vacina contra a gripe

Vacina contra a gripe já está disponível para população de Anápolis

de Jornal Contexto
27 de junho de 2022
0

A partir desta segunda, dia 27, todos os anapolinos com idade acima de seis meses já podem se vacinar contra...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • foto da fachada da apae anápolis

    ANS determina que tratamento de autistas seja coberto pelos planos de saúde

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Veja 4 itens de veículos que podem deixar de existir nos próximos anos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morte de Rodrigo, filho de Ridoval Chiareloto, causa comoção em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Balança comercial de Anápolis tem China, recorde, ouro e veículos aéreos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar