Palestras e diversos serviços em saúde serão oferecidos às mulheres em diversos pontos da cidade
No mês destinado à conscientização das mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama e cuidar da própria saúde de um modo geral, a Prefeitura de Anápolis realiza, a partir desta sexta-feira, 14, atividades nas unidades básicas de saúde apresentando os serviços oferecidos, além de aferição de pressão, palestras, teste rápido e coleta de prevenção sem agendamento dentro da programação do Outubro Rosa 2022.
Nos dias 21 e 26, as atividades dos postos acontecem na praça em frente à unidade da Vila Esperança e no Parque da Jaiara, respectivamente. É que as unidades de saúde do Arco-Íris, Vila Esperança e Calixtolândia, se juntaram ao Cais Mulher e à equipe multiprofissional da Atenção Primária para essas duas grandes ações.
Venda de narguilé a menores é proibida e multa pode chegar a R$ 10 mil
Nesses dias haverá roda de conversa com orientações sobre vasectomia, laqueadura, câncer de mama e encaminhamento para mastologista; informações sobre planejamento familiar, com apresentação dos métodos contraceptivos ofertados no município; auriculoterapia; bioimpedância; orientação nutricional; aferição de pressão; glicemia em jejum. Será oferecido café da manhã e ainda aulão de zumba, corte de cabelo e massagem, serviços em parceria com o Senac.
Rede municipal
Em Anápolis, o atendimento à mulher começa bem pertinho de casa. O caminho é a unidade de saúde mais próxima onde é disponibilizada toda a atenção primária. Além disso, oferece serviços e programas específicos como coleta de prevenção, testes rápidos, pré-natal e acompanhamento de puerpério. Também é disponibilizado atendimento em planejamento familiar.
Após esse primeiro check-up, a paciente é encaminhada para a assistência especializada. “Por isso é tão importante esse acompanhamento na atenção básica. O médico do postinho pode detectar situações e encaminhar a paciente de forma correta, o que ocasiona em diagnósticos e tratamentos mais ágeis”, destaca a diretora de Atenção Básica, Viviane Sousa.
Atualmente, o agendamento com a ginecologia possui livre demanda. “A paciente não precisa de encaminhamento para essa especialidade, podendo agendar pelo ZAP da Prefeitura, na própria unidade ou diretamente no Cais Mulher”, informa o diretor de Regulação, Danianne Marinho, que acrescenta valer a mesma regra para os exames. Basta o pedido e o cartão SUS para solicitação nestes meios.
As consultas ginecológicas, em sua maioria, são agendadas no Cais Mulher, onde também há mastologia e outras especialidades e procedimentos que necessitam de encaminhamento. Lá também são realizados exames de ultrassom e mamografia. “Além do Cais Mulher, temos as unidades prestadoras de serviços, cujas demandas foram ampliadas por causa do acúmulo de exames devido à pandemia. Mas estamos aumentando a oferta para garantir mais agilidade às nossas pacientes”, diz a diretora de Assistência Especializada, Bárbara Sousa.
Programação do Outubro Rosa:
- 14/10
- Bandeiras – 8h às 11h e 13h às 14h
- Recanto do Sol (feirão) – a partir das 18h
- Vila União – 8h
- São Carlos – 8h
- 17/10
- Calixtópolis – 8h30
- Interlândia – 7h30
- Jardim das Oliveiras – 8h
- 18/10
- Santa Isabel – 8h
- 19/10
- Abadia Lopes da Fonseca – 13h
- Anexo Itamaraty – 8h30
- Bairro de Lourdes – 8h
- Goialândia – 8h
- Jardim Guanabara – 8h
- Joanápolis – manhã
- Parque Iracema – 8h
- Santa Maria de Nazareth (Igreja Imaculada Conceição) – 14h
- 20/10
- Souzânia – 7h30
- Maracanazinho – 9h30
- Vila Fabril – 8h
- Munir Calixto – 9h
- 21/10
- Outubro Rosa na Praça em frente à unidade de saúde da Vila Esperança – 8h às 12h
- Branápolis – 8h
- Paraíso – 14h
- Recanto do Sol – 8h
- Vila Norte – 8h
- Jardim Alexandrina – 8h
- 24/10
- Arco Verde – 8h
- 25/10
- Setor Tropical – 8h
- Maracanã – 9h30
- Vila São Vicente – 8h30
- Jardim Esperança – 8h
- 26/10
- Outubro Rosa no Parque da Jaiara – 8h às 12h
- Filostro Machado – 9h
- Jardim Suíço – 8h
- São Lourenço (Capela São Lourenço) – 8h30
- 27/10
- Dom Manoel – 8h
- João Luiz de Oliveira – 8h
- Santo Antônio – 8h
- Vila Formosa – 8h30
- Vivian Parque – 8h30
- JK – 8h
- Consultório de Rua no Centro POP – 8h
- 28/10
- Adriana Parque – 8h
O que é o câncer de mama?
Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
Estimativa de novos casos: 66.280 (2020 – INCA)
Número de mortes: 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).
Quais sintomas do câncer de mama?
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:
- – edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- – retração cutânea;
- – dor;
- – inversão do mamilo;
- – hiperemia;
- – descamação ou ulceração do mamilo;
- – secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.