A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi adiada para no dia 19 de setembro, segundo nota divulgada na última quinta-feira, 13, pelo Ministério da Saúde. A data prevista inicialmente era para 22 de agosto.
De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Marly Malta Braga, a mudança nesta data atende a um pedido das secretarias de Saúde dos Estados em que houve aumento do atendimento nas unidades por causa de pacientes com sintomas de gripe.
A gerente de Imunização acrescenta que esta mudança não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. As crianças que tem de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro e as que precisam da dose de rotina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.
Covid-19 ainda tem dados de casos e óbitos em Anápolis. Não acabou!
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretava a pandemia do coronavírus. De lá para...