A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília com 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e materiais de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo.
O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).
Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.
Permita-se chorar
Faz parte da carga enviada para a Varsóvia:
- 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
- 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
- 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);
- 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.