Atraso
Novo viaduto da BR 153. Obra grande, altos investimentos. E, agora, desaba uma grande extensão do muro de contenção. Um contratempo que certamente vai implicar em atraso do cronograma. A Prefeitura notificou a empreiteira.
Amortização
Apenas dois vereadores votaram contra o projeto do Executivo, aprovado nesta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal, que autorizou a contratação de operação de crédito junto à Caixa, para amortização de dívidas, no valor de R$ 756,1 milhões: Rimet Jules (PT) e Alex Martins (PP).
Cabos e fios
Já o projeto do Executivo que dispõe sobre a ordenação do espaço urbano e a obrigatoriedade de alinhamento dos fios nos postes, pela concessionária do serviço, foi aprovado por unanimidade. Inclusive uma emenda aditiva que determina a obrigação de apresentar, no prazo de 15 dias, toda documentação, projetos e licenças, e demais exigências, sempre que solicitados ao Poder Executivo.
Ausência 1
Reportagem publicada esta semana pelo O Popular revelou que o governador Ronaldo Caiado (UB), desde o lançamento de sua pré-candidatura a Presidente da República, em abril, teve agenda fora de Goiás em 75 dias. Ou seja, dois meses e meio.
Ausência 2
Segundo a reportagem, em pelo menos um terço das viagens foi usado avião da frota oficial do Estado. E que Caiado, na maioria dessas agendas, fala “de sua pré-candidatura e de projetos para a Presidência da República […] mesmo em eventos para os quais é convidado a palestrar como governador”.
Fiação

O quadro ‘Fala Comunidade’, do programa Atualidades Manchester, que vai ao de segunda a sexta pela manhã, na Rádio Manchester FM, recebeu esta semana dezenas de mensagens de moradores, de várias regiões da cidade, com fotos que mostram fios arrebentados, caídos em calçadas e nas ruas. O temor é com cabos possivelmente energizados.
Amilton projeta disputa para reeleição

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) é um dos principais parceiros políticos do prefeito Márcio Corrêa (PL) – seja no estreitamento das relações com o Palácio das Esmeralda e com a Assembleia Legislativa, seja na intermediação de obras e serviços essenciais para o Município junto ao Governo do Estado. Durante entrevista à Rádio Manchester FM, na terça-feira, 23, Amilton deixou claro que seu desejo é buscar o prolongamento dessa parceria. Disse se sentir lisonjeado com a especulação de seu nome para a disputa de cadeira na Câmara Federal, mas que seu desejo é buscar a reeleição de deputado estadual. Indagado se está conseguindo conciliar o mandato com articulações políticas visando a eleição de 2026, Amilton explicou que focar em seu trabalho na busca de benefícios para Anápolis e para o Estado como um todo, é a melhor forma de ser lembrado pelo eleitor em uma eventual tentativa de reeleição.
Kajuru
O senador Jorge Kajuru (PSB), único goiano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, votou contra a PEC da Blindagem, que havia sido aprovada pelos deputados na Câmara Federal. Foi coerente com sua trajetória no Congresso e demonstrou sintonia com o desejo da maioria da população brasileira. Nota 10.
Wilder
Embora sem a chance de votar na matéria, já que a rejeição por unanimidade na CCJ possibilita o arquivamento direto da proposta, sem análise no plenário, o senador Wilder Morais (PL), se declarou favorável à PEC da Blindagem. “Eu voto de acordo com nosso grupo político […] e sempre vou participar de tudo aquilo que a direita sempre fez”.
Ódio engaja 1
Num evento realizado em São Paulo, dias 19 e 20 de setembro, a jornalista Daniela Lima, 40 anos, que já trabalhou na CNN Brasil e Globo News, e agora é colunista do portal UOL, falou sobre fake News e avaliou que, no mundo digital, “o algoritmo valoriza mais o ódio, porque o ódio engaja”.

Ódio engaja 2
Daniela Lima disse ainda que “raiva e indignação viram dinheiro” neste ambiente e que muitas pessoas produzem este tipo de conteúdo focadas no dinheiro. Avaliou que, com os vídeos ultrarrealistas da Inteligência Artificial, “a partir de agora cai por terra a máxima do ver para crer”. Segundo ela, o jornalismo profissional tem papel indispensável de orientação para checar o que é divulgado e mostrar o que é falso.
Contabilistas apontam dificuldades em emissão de alvarás

Os contadores anapolinos buscam junto à administração municipal a construção de um processo mais ágil para a emissão de alvarás, especialmente de localização, funcionamento e da Vigilância Sanitária. O membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Rangel Francisco Pinto, esteve em Anápolis na segunda-feira, 22, é manifestou preocupação sobre o assunto. Segundo ele, ao longo dos anos a execução dessas demandas melhorou um pouco, mas ainda apresenta limitações. Acredita que um maior investimento no sistema utilizado pelo Município “melhoraria a vida do contador e dos empresários”. Disse também que algumas situações dependem de mecanismos manuais e, ainda, que o atendimento via whatsapp pode ser mais ágil.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.