Estratégia 1
Em Goiânia o prefeito Sandro Mabel (UB) e os vereadores batem boca e criam clima hostil na relação Executivo-Legislativo.
Estratégia 2
Em Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa (PL) reuniu toda a sua base de apoio e reafirmou o clima de entendimento entre a gestão e os vereadores da situação.
Polarização
Interessante a fala do cientista político Felipe Nunes, professor da Fundação Getúlio Vargas, durante evento do TCE-GO, esta semana. Segundo ele, “a polarização política no Brasil é mais uma percepção do que realidade”.
Tucano

Marconi Perillo (PSDB) confirmou pré-candidatura a governador em 2026 e revelou que estratégia é comparar governos. Tem larga experiência, mas sabe que precisa superar adversidades como rejeição e o enfraquecimento de seu partido.
Fiação

Persiste o embate institucional sobre as responsabilidades quanto aos emaranhados de fios nos postes da cidade. A Prefeitura e o Ministério Público querem que a Equatorial seja mais incisiva ao fiscalizar as empresas de telenet. A concessionária diz que não tem competência legal para impor multas às empresas de telecomunicação. Na próxima terça-feira, 7, todo mundo se senta à mesa para resolver de vez a demanda.
Alego
Dos 41 deputados estaduais, pelo menos 38 devem tentar a reeleição em 2026. Nos bastidores a projeção é que pelo menos 75% dos parlamentares devem se reeleger. Entretanto, em 2022, apenas 20 deputados conseguiram novo mandato.
PSD
Karin Abrahão, expoente do PSD anapolino, é cotado para disputar eleição para deputado estadual em 2026. Entretanto, segundo ele, os rumos do partido serão definidos pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o prefeito Márcio Corrêa (PL).
Oposição
Setores do PT defendem Adriana Accorsi disputando reeleição para deputada federal. Para esse grupo, Accorsi disputar o governo seria trocar o certo pelo duvidoso. Tendência é busca por outro nome para o Palácio das Esmeraldas.
Mudança
Nos bastidores circulam comentários de que o PL anapolino pode ter novo comando em breve. Atualmente o partido é presidido pelo ex-vereador Hélio Araújo.
Começou
Brotam as pesquisas para governador e a dança dos números. Quaest: Daniel (26%), Marconi (22%), Wilder (10%). Atlas: Daniel (42,3%), Wilder (16,5%), Marconi (15,6%).
Transporte coletivo 1

Na audiência realizada na Câmara Municipal em 5 de setembro, foi dado prazo até 30 de setembro para que a URBAN e a Agência Reguladora do Município (ARM) apresentassem um plano de readequação do sistema de transporte público urbano. Uma exigência para que se busque subsídio junto ao Governo do Estado.
Transporte 2
Segundo o presidente da Comissão de Urbanismo e Transporte da Câmara, vereador Wederson Lopes (UB), somente a URBAN oficiou a comissão no prazo estabelecido. A ARM informou que deve se reunir com a concessionária ainda esta semana, para iniciar a elaboração do plano.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.