Segurança
A instalação das lombofaixas na BR 153, pela Prefeitura, próximo à entrada da Vila São Vicente (Igrejinha), pode parecer algo simples. Mas não é. Todas as ações que concorram para ajudar a salvar vidas e dar segurança a motoristas e pedestres, são importantes. Tem coisas que não dá para esperar outros fazerem. O prefeito Márcio Corrêa (PL) fez.
Discreto
O vice-governador Daniel Vilela (MDB), virtual pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas em 2026, tem presença discreta em Anápolis, a menos de um ano do pleito. O anúncio e as ordens de serviço de obras na cidade têm ficado a cargo do presidente da Goinfra, Pedro Sales (UB).
Dom João e a Santa Casa
Com a morte do bispo diocesano Dom João Wilk a Santa Casa de Misericórdia perde um de seus grandes defensores. Nas agendas que cumpria na Prefeitura, na Câmara Municipal ou outro ambiente do poder público, Dom João cobrava destinação de recursos para o atendimento especialmente dos pobres naquela unidade hospitalar.
Escobar, legado e luta

O ex-presidente da Câmara Municipal, José Escobar Cavalcante, foi sepultado na quinta-feira, 13. Viveu e morreu pobre. Honesto e verdadeiro. Seu olhar sempre esteve voltado às pessoas mais vulneráveis. Vereador constituinte. E morreu na angústia de não ver justiça feita no caso da execução de seu filho, Fábio Escobar, morto em 2021.
Pré-candidata 1

A deputada estadual Vivian Naves (PP), nesta quinta-feira, 13, durante entrevista à Rádio Manchester FM, desmentiu boatos que circularam nos bastidores da política anapolina, que davam conta que não seria candidata à reeleição no pleito de 2026. Classificou de ‘fake news’.
Pré-candidata 2
Assegurou que está estimulada com o desejo de buscar um novo mandato na Assembleia Legislativa. E anunciou que, em 2025, destinou R$ 2,981 milhões em emendas pessoais para 19 instituições e entidades de assistência social em Anápolis.
Romualdo Santillo, cidadão goiano: uma correção histórica

O ex-deputado estadual, jornalista e radialista Romualdo Santillo recebeu, no dia 6 de novembro, o título de cidadania goiana, conferido pela Assembleia Legislativa, iniciativa da deputada estadual Vivian Naves (PP). Um reconhecimento justo e merecido, uma reparação do poder público a um personagem de relevância para a história política e social de Anápolis e de Goiás. Em sua humildade característica, Romualdo repartiu a honraria com os irmãos Henrique e Adhemar Santillo, já falecidos. Ambos não foram agraciados com o título de cidadania goiana, nem anapolina. “Considero que a honraria concedida a mim é pelo conjunto do que fizemos juntos, eu e meus irmãos”, disse Romualdo, que em 14 de agosto de 2025 também recebeu o título de cidadania anapolina, na Câmara Municipal, iniciativa do vereador Cabo Fred Caixeta (PRTB).
Indefinição

O Partido Liberal ainda não nomeou seu novo comando em Anápolis. Como não foi comunicada a dissolução da Comissão Provisória, Hélio Araújo, atual presidente, que é réu em processo na Justiça, permanece no posto. A decisão é do presidente estadual do PL, o senador Wilder Morais.
Tudo certo

O ex-presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Lisieux José Borges, disse que vai disputar vaga de deputado estadual em 2026. “O ex-governador Marconi Perillo deixou entendido que que sou seu candidato em Anápolis”, disse o ex-vereador. Lisieux já foi do PSDB, depois se transferiu ao PT e recentemente ao PSB. Agora anuncia que vai retornar ao ninho tucano.
Tucanos
O presidente do PSDB em Anápolis, Hélio Lopes, afirma que o partido tem vários nomes para disputar as eleições para deputado estadual e federal. Alguns potenciais pré-candidatos, segundo ele, ainda não estão filiados ao partido, o que deve ocorrer em janeiro próximo. “Não serei candidato ao legislativo no ano que vem”, disse Lopes, que prevê atuar na coordenação em Anápolis da campanha de Marconi Perillo a governador.
Tudo em paz
Depois de alguns ruídos na relação política entre ambos, o prefeito Márcio Corrêa (PL) e o deputado estadual Coronel Adailton (SD), parece que estabeleceram harmonia. Eles participaram da formatura geral do 4º BPM/Anápolis esta semana. Corrêa, em seu discurso, reconheceu o trabalho do deputado na defesa da Polícia Militar e Adailton postou a fala do prefeito em suas redes sociais.
Fátima Gavioli tem aprovado título de cidadania anapolina

A secretária estadual de Educação, Aparecida Fátima Gavioli, vai receber o título de cidadania anapolina. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, na sessão de 10 de novembro. A iniciativa é presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante). “Há 20 anos não se construía uma escola estadual em Anápolis. Agora já são três novas escolas, além de todas as escolas do Estado reformadas”, disse a presidente. Fátima Gavioli é de Goioerô, Estado do Paraná. Graduada em Letras, Pedagogia e Direito, com Mestrado em Educação e Doutorado em Psicologia. Sob sua gestão, o município de Anápolis recebeu investimentos superiores a R$ 160 milhões em reformas, ampliações e construção de novas unidades escolares, entre outros programas inovadores na área da educação.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.


