VERSÃO FLIP
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
Contexto

PDT tem enquete e bastidores quentes. MDB, cobiçado, tem rumo ainda indefinido

de Claudius Brito
12 de julho de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Com a proximidade das convenções partidárias, tem muito bastidor nas eleições de Anápolis. Bola da vez e cobiçado, MDB ainda tem indefinição reinando sobre quem apoiar na majoritária. Já no PDT, teve encontro não oficial com pré-candidato do PT e enquete para sondar preferência de pré-candidato(a) a vereador (a).

Enquete no PDT

O presidente do PDT em Anápolis, vereador Dominguinhos do Cedro, reuniu os 20 pré-candidato (a)s da legenda e colocou diante deles uma enquete questionando qual nome que gostaria de apoiar na eleição majoritária em Anápolis.

O resultado foram 4 indicações de apoio ao pré-candidato Antônio Gomide (PT) e 16 indicações de apoio à pré-candidata Eerizânia Freitas (UB). E

ssa manifestação será levada ao conhecimento do presidente estadual do partido, deputado George Morais, para contribuir com a definição de rumos do PDT na disputa pela Prefeitura de Anápolis.

O encontro não contou com a presença do pré-candidato Teles Júnior. O ex-prefeito Pedro Sahium também não esteve presente, por estar ausente da cidade.

A advogada Mariane Stival está fora do país e, por esse motivo, também não pode estar presente.

Conversa vai….

Conversa vem! Membros do PDT- leia-se o ex-vereador Teles Júnior e o ex-prefeito Pedro Sahium- tiveram uma conversa com o pré-candidato do PT, Antônio Gomide.

Perguntado sobre esse encontro, Teles Júnior afiançou que seria uma “abertura de diálogo”.

Mas, essa conversa não foi em nome do presidente municipal do partido, o vereador Domingos Paula.

E ele mesmo já adiantou em dizer que a decisão sobre como o partido vai caminhar em relação às eleições majoritárias em Anápolis, se dará por dois caminhos: o primeiro, uma pesquisa entre os pré-candidatos para saber deles qual a opinião em relação a isso e o segundo caminho envolve também a decisão do presidente regional, deputado George Morais.

Bola da vez

O MDB é a “bola da vez” na sucessão municipal em Anápolis.

O partido, que é presidido em Goiás por Daniel Vilela, vice-governador, está na mira do grupo liderado pelo pré-candidato Márcio Corrêa (PL) e pelo grupo da pré-candidata Eerizânia Freitas, do União Brasil, partido que é presidido no estado pelo governador Ronaldo Caiado.

Daniel é, virtualmente, o candidato de Caiado à sua sucessão, em 2026. Caiado já declarou que apoia Eerizânia e tem projeto de concorrer à Presidência da República, em 2026.

As eleições municipais podem fortalecer esse projeto e, em sua cidade natal, ele naturalmente buscará uma vitória. Daniel caminha na corda bamba e todos aguardam ver para onde ele irá direcionar essa “bola da vez”. Para qualquer lado que jogar, deixará outro descontente. Mas, é o jogo.

Pouco tempo

O suplente de vereador Afonso Correa Viana (Avante), conhecido como Afonso do Industrial, terá pouco tempo para exercer a vereança.

A titular do cargo, vereadora Andreia Rezende, está de licença maternidade, mas planeja que a sua ausência no Legislativo seja de um período de dois meses.

Mas, em todo caso, será um tempo precioso que Afonso poderá ter para conhecer a Casa de Leis e buscar dar encaminhamento a algum benefício para sua região. Isso poderá, de alguma forma, ajudá-lo com a pré-candidatura ao cargo.

Na eleição de 2020, ele obteve 982 votos, numa campanha difícil, em época de pandemia.

Convenções

Pelo menos três partidos já têm datas definidas para a realização de suas respectivas convenções.

O PSB deve sair na frente e realizar no dia 25 próximo. O Novo e o PDT já sinalizaram a realização no dia 5 de agosto.

Leia também: Anápolis teve quase 4 mil pessoas de beneficiadas pelo programa Desenrola Brasil

O período das convenções vai de 20 de julho a 05 de agosto. Nas convenções, os partidos e federações homologam os nomes que deverão concorrer às eleições de outubro, para Prefeito (a) e Vereador (a). Assim como as alianças políticas, no caso, apenas, para a eleição majoritária.

Portanto, se aproxima um período importante de definições dentro do processo eleitoral em curso.

Depois de 5 agosto, o eleitor saberá quem vai jogar o jogo e em que time. Mas, é bom lembrar que a campanha mesmo só começa a partir de 16 de agosto, após o registro dos candidatos e candidatas homologados nas convenções.

Branco e nulo

Muita gente ainda pergunta sobre a diferença entre o voto em branco e o voto nulo.

Segundo o TSE, o voto em branco é aquele em que a eleitora ou o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato (a) que disputa determinado cargo em uma eleição.

Já o voto nulo ocorre quando a eleitora ou o eleitor manifesta a vontade de anular o voto, ao digitar na urna eletrônica um número que não corresponde ao de nenhum candidato (a). Dessa forma, o voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas eleitorais.

Importante ressaltar que tanto o voto em branco como o voto nulo não são computados como votos válidos. No caso, esses votos não irão para nenhuma candidata ou nenhum candidato, tampouco qualquer partido político, coligação ou federação.

Canais do TRE-GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) disponibiliza, por meio do canal 148, o serviço de Tele-eleitoral. O recurso facilita o acesso do cidadão às informações sobre os serviços eleitorais, além de possibilitar a manifestação acerca do atendimento das unidades da Justiça Eleitoral no estado.

Com o Tele-eleitoral também é possível sanar dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência do local de votação e irregularidades relacionadas à situação eleitoral.

O serviço é gerenciado pela Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) e funciona de segunda a sexta das 8 às 18h. Além disso, o TRE-GO oferece consulta de informações e atendimento automatizado no WhatsApp, pelo número 62 3920-4009.

  • O pré-candidato Márcio Corrêa (PL) deu ampla divulgação em suas redes sociais a duas imagens: uma de uma reunião com o presidente regional do MDB, Daniel Vilela e a outra com o presidente regional do PL, senador Wilder Morais. Ambas, na companha do deputado estadual Amilton Filho (MDB).
  • Nem todos os partidos que vão colocar nomes para disputar as 23 cadeiras da Câmara Municipal, conseguiram montar chapa completa O que torna mais difícil buscar atingir o quociente eleitoral.
  • O quociente eleitoral é um método ou, melhor dizendo, uma espécie de fórmula matemática pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das chamadas sobras.
  • Em razão do período eleitoral, as páginas oficiais da Câmara Municipal e da Prefeitura, não estão atualizando as postagens de notícias.
  • Chega a quase 50 o número de servidores públicos anapolinos que foram desincompatibilizados para disputar as eleições. Do quadro de efetivo, quem não for homologado nas convenções, deve retornar à função. Se a candidatura for homologada, a licença vai até após o pleito.
  • O pré-candidato Antônio Gomide (PT) já sinaliza algumas das propostas que ele deve levar para a campanha. Entre elas, a implantação de duas novas UPAs, uma na região do Bairro de Lourdes e outra no Recanto do Sol.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Disputa entre poderes e movimentações nos partidos

de Claudius Brito
5 de dezembro de 2025
0

A harmonia entre os poderes da República passa por abalos recentes. No PL, arestas estão sendo aparadas entre Michele Bolsonaro...

Contexto Político

Um histórico ruim de presidentes presos

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Quatro mandatários, na história recente do país, foram presos: Lula, Michel Temer, Fernando Collor e Jair Bolsonaro. Um histórico ruim...

Contexto Político

PL, Câmara, emendas e bastidores da política

de Claudius Brito
21 de novembro de 2025
0

A sinalização do senador Wilder Morais (PL), de que deverá disputar a sucessão do governador Ronaldo Caiado deixa interrogações. Está...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Beyoncé aciona a Justiça contra o filme de Jair Bolsonaro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário do DAIA, novela comprida que está perto de acabar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui