VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

PDT tem enquete e bastidores quentes. MDB, cobiçado, tem rumo ainda indefinido

de Claudius Brito
12 de julho de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Com a proximidade das convenções partidárias, tem muito bastidor nas eleições de Anápolis. Bola da vez e cobiçado, MDB ainda tem indefinição reinando sobre quem apoiar na majoritária. Já no PDT, teve encontro não oficial com pré-candidato do PT e enquete para sondar preferência de pré-candidato(a) a vereador (a).

Enquete no PDT

O presidente do PDT em Anápolis, vereador Dominguinhos do Cedro, reuniu os 20 pré-candidato (a)s da legenda e colocou diante deles uma enquete questionando qual nome que gostaria de apoiar na eleição majoritária em Anápolis.

O resultado foram 4 indicações de apoio ao pré-candidato Antônio Gomide (PT) e 16 indicações de apoio à pré-candidata Eerizânia Freitas (UB). E

ssa manifestação será levada ao conhecimento do presidente estadual do partido, deputado George Morais, para contribuir com a definição de rumos do PDT na disputa pela Prefeitura de Anápolis.

O encontro não contou com a presença do pré-candidato Teles Júnior. O ex-prefeito Pedro Sahium também não esteve presente, por estar ausente da cidade.

A advogada Mariane Stival está fora do país e, por esse motivo, também não pode estar presente.

Conversa vai….

Conversa vem! Membros do PDT- leia-se o ex-vereador Teles Júnior e o ex-prefeito Pedro Sahium- tiveram uma conversa com o pré-candidato do PT, Antônio Gomide.

Perguntado sobre esse encontro, Teles Júnior afiançou que seria uma “abertura de diálogo”.

Mas, essa conversa não foi em nome do presidente municipal do partido, o vereador Domingos Paula.

E ele mesmo já adiantou em dizer que a decisão sobre como o partido vai caminhar em relação às eleições majoritárias em Anápolis, se dará por dois caminhos: o primeiro, uma pesquisa entre os pré-candidatos para saber deles qual a opinião em relação a isso e o segundo caminho envolve também a decisão do presidente regional, deputado George Morais.

Bola da vez

O MDB é a “bola da vez” na sucessão municipal em Anápolis.

O partido, que é presidido em Goiás por Daniel Vilela, vice-governador, está na mira do grupo liderado pelo pré-candidato Márcio Corrêa (PL) e pelo grupo da pré-candidata Eerizânia Freitas, do União Brasil, partido que é presidido no estado pelo governador Ronaldo Caiado.

Daniel é, virtualmente, o candidato de Caiado à sua sucessão, em 2026. Caiado já declarou que apoia Eerizânia e tem projeto de concorrer à Presidência da República, em 2026.

As eleições municipais podem fortalecer esse projeto e, em sua cidade natal, ele naturalmente buscará uma vitória. Daniel caminha na corda bamba e todos aguardam ver para onde ele irá direcionar essa “bola da vez”. Para qualquer lado que jogar, deixará outro descontente. Mas, é o jogo.

Pouco tempo

O suplente de vereador Afonso Correa Viana (Avante), conhecido como Afonso do Industrial, terá pouco tempo para exercer a vereança.

A titular do cargo, vereadora Andreia Rezende, está de licença maternidade, mas planeja que a sua ausência no Legislativo seja de um período de dois meses.

Mas, em todo caso, será um tempo precioso que Afonso poderá ter para conhecer a Casa de Leis e buscar dar encaminhamento a algum benefício para sua região. Isso poderá, de alguma forma, ajudá-lo com a pré-candidatura ao cargo.

Na eleição de 2020, ele obteve 982 votos, numa campanha difícil, em época de pandemia.

Convenções

Pelo menos três partidos já têm datas definidas para a realização de suas respectivas convenções.

O PSB deve sair na frente e realizar no dia 25 próximo. O Novo e o PDT já sinalizaram a realização no dia 5 de agosto.

Leia também: Anápolis teve quase 4 mil pessoas de beneficiadas pelo programa Desenrola Brasil

O período das convenções vai de 20 de julho a 05 de agosto. Nas convenções, os partidos e federações homologam os nomes que deverão concorrer às eleições de outubro, para Prefeito (a) e Vereador (a). Assim como as alianças políticas, no caso, apenas, para a eleição majoritária.

Portanto, se aproxima um período importante de definições dentro do processo eleitoral em curso.

Depois de 5 agosto, o eleitor saberá quem vai jogar o jogo e em que time. Mas, é bom lembrar que a campanha mesmo só começa a partir de 16 de agosto, após o registro dos candidatos e candidatas homologados nas convenções.

Branco e nulo

Muita gente ainda pergunta sobre a diferença entre o voto em branco e o voto nulo.

Segundo o TSE, o voto em branco é aquele em que a eleitora ou o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato (a) que disputa determinado cargo em uma eleição.

Já o voto nulo ocorre quando a eleitora ou o eleitor manifesta a vontade de anular o voto, ao digitar na urna eletrônica um número que não corresponde ao de nenhum candidato (a). Dessa forma, o voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas eleitorais.

Importante ressaltar que tanto o voto em branco como o voto nulo não são computados como votos válidos. No caso, esses votos não irão para nenhuma candidata ou nenhum candidato, tampouco qualquer partido político, coligação ou federação.

Canais do TRE-GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) disponibiliza, por meio do canal 148, o serviço de Tele-eleitoral. O recurso facilita o acesso do cidadão às informações sobre os serviços eleitorais, além de possibilitar a manifestação acerca do atendimento das unidades da Justiça Eleitoral no estado.

Com o Tele-eleitoral também é possível sanar dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência do local de votação e irregularidades relacionadas à situação eleitoral.

O serviço é gerenciado pela Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) e funciona de segunda a sexta das 8 às 18h. Além disso, o TRE-GO oferece consulta de informações e atendimento automatizado no WhatsApp, pelo número 62 3920-4009.

  • O pré-candidato Márcio Corrêa (PL) deu ampla divulgação em suas redes sociais a duas imagens: uma de uma reunião com o presidente regional do MDB, Daniel Vilela e a outra com o presidente regional do PL, senador Wilder Morais. Ambas, na companha do deputado estadual Amilton Filho (MDB).
  • Nem todos os partidos que vão colocar nomes para disputar as 23 cadeiras da Câmara Municipal, conseguiram montar chapa completa O que torna mais difícil buscar atingir o quociente eleitoral.
  • O quociente eleitoral é um método ou, melhor dizendo, uma espécie de fórmula matemática pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das chamadas sobras.
  • Em razão do período eleitoral, as páginas oficiais da Câmara Municipal e da Prefeitura, não estão atualizando as postagens de notícias.
  • Chega a quase 50 o número de servidores públicos anapolinos que foram desincompatibilizados para disputar as eleições. Do quadro de efetivo, quem não for homologado nas convenções, deve retornar à função. Se a candidatura for homologada, a licença vai até após o pleito.
  • O pré-candidato Antônio Gomide (PT) já sinaliza algumas das propostas que ele deve levar para a campanha. Entre elas, a implantação de duas novas UPAs, uma na região do Bairro de Lourdes e outra no Recanto do Sol.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Confira os principais destaques e os bastidores do Contexto Político

de Claudius Brito
15 de agosto de 2025
0

A aprovação do primeiro Refis (Fique em Dia) da gestão Márcio Corrêa, será importante para a Prefeitura ter um reforço...

Contexto Político

Confira as movimentações políticas em Anápolis, Goiás e no Brasil

de Claudius Brito
8 de agosto de 2025
0

Na Câmara Municipal, a bancada do prefeito Márcio Corrêa  tem expectativa para envio de projeto do refis 2025. O parlamento...

Contexto Político

A bola da vez; a agenda dos 118 anos e a verdade do PIB de Anápolis

de Claudius Brito
25 de julho de 2025
0

A coluna semanal Contexto Político destaca um deputado estadual que é considerado “a bola da vez” na roda política do...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui