Piloto, filho do do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet treinou e aprovou a nova pista do Kartódromo, que voltou a sediar competições
O Filho do tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet, Pedro Piquet foi convidado para participar da próxima etapa do Goiano de Kart, no Kartódromo Internacional de Anápolis. Ele treinou no recém reformado circuito do Razem Abrahão Elias Neto e aprovou as modificações realizadas, depois de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Anápolis e a Associação de Esportes e Motores de Anápolis (Assema). Os tempos registrados pelo piloto fizeram jus ao nome que carrega e ficaram entre os melhores do circuito.
Depois do teste, Pedro postou em seu Instagram: “A pista de Anápolis está aberta novamente! Aqui fiz minha segunda corrida de kart em 2006. Volto aqui depois de 15 anos e fico feliz pela pista estar de volta à ativa, reformada e com certeza podemos esperar grandes eventos aqui.”
Os elogios ao Kartódromo levaram o presidente da Assema, Gleyb Cruz, a convidar Pedro Piquet para participar da 6ª etapa do Goiano de Kart, que acontece no dia 25 de setembro, aqui no Kartódromo Internacional de Anápolis. O piloto ficou interessado. “Correr é minha vida e competir aqui tem um significado especial pra mim. Darei minha resposta em breve”, disse Piquet.

Em definitivo, Grêmio Anápolis cede atleta para futebol português
Diante do sucesso da nova fase automobilística na cidade, Gleyb quer buscar a realização de uma etapa do Brasileiro de Kart em Anápolis e, para isso, o kartódromo deve passar por mais algumas adequações. “Queremos trazer o Brasileiro 2022 com quase 500 pilotos”, conclui Gleyb.

Reestruturação
A retomada acontece após intenso trabalho de revitalização realizado nos últimos meses na estrutura do Kartódromo Internacional de Anápolis.
Ao todo, foram executados mais de 25 serviços de reforma e revitalização do kartódromo, reinaugurado no dia 7 de agosto com uma etapa do Goiano de Kart, depois de 10 anos. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o anapolino Giovanni Guerra, “A aprovação de Piquet é um estímulo para que Anápolis se torne um ponto turístico para este esporte, movimentando a economia e colocando o Kartódromo novamente na rota sulamericana das grandes competições”.
O diretor municipal de Esportes, Erivelson Borges, ressaltou que a vinda do piloto a Anápolis eleva o nome da cidade no cenário nacional. “O Kartódromo foi inaugurado na década de 80, com a realização do Campeonato Sul Americano de Kart. É histórico. Estamos prontos para receber as competições que virão pela frente”, disse.
A atenção dada ao Kartódromo Internacional de Anápolis Razem Abrahão Elias Neto, além da etapa do Goiano – organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) –, deve reinserir Anápolis no circuito nacional e até internacional de corridas de kart. O prefeito Roberto Naves deu todas as condições para que o kartódromo fosse revitalizado.
Histórico
Inaugurado no final da década de 1980, com a realização do Campeonato Sul Americano, passou por um check-up de 25 itens a serem reestruturados como pintura, arquibancada, instalação das caixas de brita visando a segurança dos competidores, reparos na pista e construção de mureta e gradil. Além disso, foi refeita toda a Instalação elétrica da torre de cronometragem, conhecida pela sua precisão, troca das telas de proteção das cercas e reformas estruturais.
Para o presidente da associação Esportes e Motores de Anápolis, essa é mais uma consagração de uma luta pela modalidade esportiva na cidade. A associação foi criada em 2016 com o intuito de resgatar o kartismo da cidade e até hoje não tinha presenciado um evento tão importante. “Lembro-me do [Kartódromo] Razem ser palco de grandes eventos como campeonatos brasileiros, Sulamericanos, por ter sido o primeiro circuito internacional do país. Era algo que queríamos ver acontecer de novo”, disse ele.
Gleyb conta que, para reformar o Kartódromo, a associação buscou a parceria da Prefeitura de Anápolis e de alguns empresários, o que deu certo. “Se fizermos o revestimento de micro pavimentação, teremos a oportunidade de oferecer nossa cidade para sediar o Campeonato Brasileiro de Kart 2022, com pilotos de todo canto do país”, explicou ele.
O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Francisco Lacerda, disse que, a fim de se adequar e atender às exigências estabelecidas pela Federação Brasileira de Automobilismo, devem ser feitas as outras intervenções. “A estrutura é toda muito boa e nos colocamos à disposição para ajudar a adequá-la e mantê-la assim”, declarou. Mas, por enquanto a movimentação é para garantir a realização da próxima etapa do Goiano. “Caso Piquet aceite participar, teremos um evento ainda mais grandioso”, resumiu Gleyb.
Legenda: Pedro Piquet foi autor de alguns dos melhores tempos da pista, Piquet ficou de dar resposta sobre sua presença em setembro.