A carcaça do peixe-remo de 3,6 metros de comprimento — cuja ocorrência é vista por muitos como um sinal de terremotos iminentes — foi avistada por praticantes de caiaque e mergulho com snorkel explorando La Jolla Cove, em San Diego. O “peixe do Juízo Final” cumpriu a sua “promessa” — um terremoto de 4,6 graus na escala Richter sacudiu Los Angeles apenas dois dias após a sua descoberta.
Leia também: Nova variante do HIV identificada em três estados brasileiros
Sem temor, entretanto, o grupo que encontrou o animal posou para fotos ao lado do peixe-remo, que é raro, e relatou o achado ao Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia, em San Diego.
Especialistas estão realizando uma necropsia para determinar o que matou o peixe-remo juvenil, que geralmente vive nas profundezas, e enviou o seu corpo para águas rasas.
A fama do peixe-remo como “o peixe do fim do mundo” vem de antigas lendas japonesas. Segundo o folclore desse país, esses peixes emergem à superfície antes de grandes desastres naturais, especialmente terremotos e tsunamis.
Essa crença foi popularizada após o devastador terremoto e tsunami de Fukushima em 2011, quando vários avistamentos de peixes-remo foram relatados na costa japonesa antes do desastre. Mas não há comprovação científica da relação entre o avistamento da espécie e a ocorrência de terremoto.
Fonte: Extra