Propositura foi do deputado estadual Amilton Filho e reuniu dezenas de autoridades e personalidades de diversos segmentos de Anápolis e de Goiás
A data histórica do dia 28 de março de 2023 ficará para sempre na lembrança de personalidades e representantes históricos que ajudaram e ainda contribuem para construir a Associação Educativa Evangélica. Fundada em 1947, a instituição mantém hoje 10 instituições de ensino em todo o Estado de Goiás. Ao longo dessa trajetória, formou desde profissionais liberais até governadores, além de pessoas que se tornaram destaque internacional.
A Sessão Solene em homenagem à AEE, proposta pelo deputado estadual Amilton Filho, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Ele deu destaque a “essa importante instituição, que vem prestando um relevantíssimo serviço ao Estado de Goiás, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do nosso Estado, contribuindo com tantas instituições”. Ainda, pontuou o “papel transformador da sociedade goiana que a Associação Educativa Evangélica cumpre nos últimos anos”.
Amilton ainda destacou a “história muito exitosa”, que só foi possível graças a pessoas que se comprometeram com a instituição. Ele, que é egresso de Direito da UniEVANGÉLICA, falou desta instituição como uma “universidade do Estado de Goiás, que tem semeado o conhecimento, tem semeado pesquisa, tem semeado bons profissionais”.
Expansão
O deputado estadual Amilton Filho lembrou do importante papel que a AEE desempenha em outras frentes, como a gestão em Saúde, por meio da Fundação Universitária Evangélica – FUNEV. “A FUNEV tem realizado, levando saúde, cumprindo a finalidade real do contrato, que é reinvestir dinheiro na finalidade. Então, eu quero parabenizar e cumprimentar esse olhar da Associação Educativa Evangélica, por meio dos seus dirigentes, de expandir esse trabalho que era mais focado na educação, e continua sendo focado na educação, mas expandir esse trabalho para a saúde tem sido de muita importância”.
“Falo aqui enquanto deputado estadual que acompanha as ações da saúde, acompanha a satisfação dos usuários e a gente nota o quão importante é, o quão realizadora é a ação da FUNEV nas instituições em que ela trabalha”, acrescentou. Deu ainda destaque às pesquisas feitas em parceria com organizações como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e ainda parcerias com outras universidades do Estado. “Estamos aqui hoje para fazer esses reconhecimentos”, disse.
Presidência
O Presidente da Associação Educativa Evangélica, Augusto César Rocha Ventura, em suas palavras, falou sobre sua gratidão a Deus pela história da AEE e o seu papel de servir à comunidade. Estendeu ainda seus agradecimentos ao deputado Amilton pela proposição aprovada na Assembleia Legislativa pelos deputados. “Certamente só o fizeram por reconhecer a contribuição da instituição no desenvolvimento de sua gente e no referencial de qualidade educacional produzida em Goiás, com reflexos positivos para todo o País”, afirmou.
Ventura evidenciou o papel histórico da AEE, fundada em 1947. A princípio, a instituição abrigou o Colégio Couto Magalhães e evitou que fosse fechado. Os fundadores, conforme relembrou, tiveram o papel de contribuir par ao ensino das Escrituras Sagradas e formação educacional da comunidade. A expansão, com a abertura de novas instituições de ensino, até a transformação da UniEVANGÉLICA em Universidade Evangélica de Goiás, também foram destaque em suas palavras.
Augusto Ventura também falou dos projetos de extensão, ações sociais e demais atividades em benefício das pessoas carentes. “O programa Criar e Tocar, em que centenas de crianças e adolescentes, que, sem qualquer perspectiva de vida futura, encontram na aprendizagem de música clássica, o meio de se realizarem como pessoas, aprendendo uma profissão que lhes dá dignidade”, exemplificou.