Em Anápolis, a data foi celebrada na manhã desta quarta-feira (05), com a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Adaptação das cidades às mudanças climáticas”.
O evento de abertura ocorreu no auditório do CEITEC, que fica localizado, exatamente, no centro do complexo ambiental formado pelo Parque Ipiranga, Parque das Águas e o Jardim Botânico.
Três referenciais que a cidade tem, aliás, de como o meio ambiente contribui de forma direta na qualidade de vida da população.
A secretária municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro, falou à imprensa sobre essa passagem da Semana do Meio Ambiente. Ela chamou atenção para o tema desse ano, que está sintonizado com uma preocupação global, ou seja, as mudanças climáticas e os impactos que elas trazem não só do ponto de vista ambiental, mas também social e econômico.
E, ainda, segundo ela, o tema da semana está sintonizada com as políticas ambientais que a Prefeitura desenvolve, entre elas, citou o Plano de Macrodrenagem Urbana, lançado com o objetivo de mitigar problemas decorrentes de alagamentos ocorridos em alguns pontos da cidade.
Flávia lembrou que esse plano é composto de várias ações e uma delas é a implantação dos jardins de chuva, que já foi objeto de matéria jornalística divulgada em nível nacional.
Leia também: Agências reguladoras colhem amostra da qualidade da água em Anápolis
Hoje, não só os jardins de chuvas, mas outras ferramentas do Plano de Macrodrenagem Urbana, que é capitaneado pelo ambientalista Antônio Zayek, que tem uma empresa que presta consultoria ao município na implementação desse plano, que tem despertado a atenção de cidades goianas e de outros estados.
Conscientização
A secretária aproveitou também para chamar atenção sobre a necessidade de que todos possam refletir e colaborar com a adaptação da cidade a essas transformações que o planeta passa.
Conforme observou, medidas simples como fazer o descarte do lixo de forma correta é uma contribuição que todos podem dar e que vai fazer uma grande diferença. Ela ressaltou que vários objetos que poderiam ser reciclados vão parar no Aterro Sanitário.
Portanto, afirma Flávia, o meio ambiente é uma responsabilidade de todos- poder público e a sociedade em geral.