De acordo com a polícia, três inquéritos estão em fase de conclusão e responsáveis serão indiciados
A Polícia Civil de Goiás, instaurou cinco inquéritos policiais para apurar as causas dos incêndios na região da Chapada dos veadeiros. De acordo com a polícia, três deles já estão em fase de conclusão.
O principal é relativo ao fogo ocasionado em uma fazenda, onde foi realizada perícia. Segundo as investigações, o fazendeiro estava desmatando o local, ateou fogo em restos de vegetais e perdeu o controle das chamas. Ele será indiciado por crime ambiental.
Outro foco de incêndio, de acordo com a polícia, foi causado por um jovem que ateou fogo em um lixão no Distrito de São Jorge. Testemunhas presenciaram a ação e foram ouvidas. O jovem será indiciado por crime contra a incolumidade pública. Neste caso, o incêndio foi controlado.
O terceiro caso foi de uma pessoa que estava cortando um material e uma fagulha deu início ao fogo, de forma culposa, segundo a polícia. A investigação também informou que em outros dois casos, ficou demonstrado que o crime não foi intencional.
Equipes da Polícia Civil, entre elas da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), acompanharam a perícia criminal no local. As equipes foram à Fazenda Cascata, onde constataram que o foco de um incêndio saiu de lá.
A informação foi confirmada por dados de satélite, cuja precisão da zona de calor é de 4 a 5 metros. De acordo com a polícia, o proprietário foi interrogado e alegou que o fogo veio do Cerrado, o que vai contra o resultado da perícia.
O fogo já dura quinze dias e ao menos nove focos de incêndio foram identificados, onde já foram queimados mais de 23 mil hectares de área.