Estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares do Prouni têm até 23h59 de hoje, 27, para se inscrever na lista de espera.
O prazo para inscrição na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 termina hoje, 27 de março, às 23h59. Os estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que não tiveram turma formada devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni e realizar a inscrição com CPF e senha da plataforma Gov.br. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente online.
Novo resultado
A divulgação dos novos pré-selecionados por meio da lista de espera ocorrerá no dia 1º de abril. Aqueles que forem contemplados com a bolsa devem se apresentar à instituição de ensino escolhida entre 1º e 11 de abril para comprovar as informações prestadas durante a inscrição, como documentos de identidade, comprovante de residência, histórico escolar e documentos familiares, como de renda e de situação de deficiência, quando aplicável.
Critérios para bolsas
O Prouni oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para garantir uma bolsa integral, a renda familiar per capita não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Já para bolsas parciais, o limite de renda familiar per capita é de até três salários mínimos (R$ 4.554). As instituições também podem exigir documentos adicionais, além dos exigidos pelo programa.
Nesta edição, o Prouni 2025 teve 1,5 milhão de inscrições, com 768.296 candidatos registrados. Os participantes puderam escolher até dois cursos para concorrer às 338.444 bolsas ofertadas. Destas, 203.539 são integrais (100%) e 134.905 parciais (50%).
Importância do processo
Os estudantes devem estar atentos ao cronograma e às exigências do Prouni para garantir a inscrição e, caso selecionados, a permanência no programa. O processo é gratuito, e todas as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do Ministério da Educação (MEC).
Bolsas oferecidas
Em 2025, são oferecidas bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. A quantidade de bolsas disponíveis reflete a crescente demanda por ensino superior e a importância de programas de acesso como o Prouni.
Atenção ao cronograma
A lista de espera é uma oportunidade para quem não foi selecionado nas chamadas regulares, mas os candidatos devem se atentar aos prazos e à necessidade de comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.