Usurários que tiverem pago multa por atraso do imposto poderá pedir restituição do valor
Ana Rita Noronha
O Governo de Goiás anunciou, na tarde da última sexta-feira (07), a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Veicular para veículos com placas com final entre 1 e 6. Com a nova data, os motoristas têm até o próximo dia 14 para efetuar o pagamento.
O calendário de pagamento do IPVA e Licenciamento previa vencimento das placas final 1 a partir de 30 de março e sequência dos finais de placa nos meses seguintes. Entretanto, o governador Ronaldo Caiado determinou a mudança no calendário de pagamento do IPVA e Licenciamento como medida integrante do pacote de ações para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Com mais de 4,1 milhões de veículos registrados em Goiás, a frota de placa com final entre 1 e 6 é de quase 2,9 milhões. O que corresponde a 70% de toda a frota do Estado. O cidadão que ainda não efetuou o pagamento deve baixar o documento para quitação no site do Detran-GO (www.detran.go.gov.br), na aba VEÍCULOS.
É importante ressaltar que as datas de vencimento da 1ª parcela de veículos com placa final 8 e 2ª parcela para placa final 7 não foram alteradas: permaneceram 6 de agosto.
Multas altas
Alguns motoristas foram surpreendidos com valores de multa que superam R$ 300 por atraso. O problema aconteceu em decorrência de erro no site do Departamento de Trânsito (Detran).
Segundo informações da Secretaria de Estado da Economia, o usuário que tiver pago multa por atraso do Impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Goiás poderá pedir restituição do valor.
Para ter o valor reembolsado, é preciso acessar o site da pasta, clicar no banner IPVA e por lá será possível preencher um formulário. Após comprovação do pagamento, a Secretaria fará o ressarcimento.
O Secretaria de Economia informou que, no caso dos contribuintes que emitiram o boleto com multa por atrasos e não pagaram, devem reimprimir o boleto com o valor correto.
Com informações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).