Por Larissa Bitar, cirurgiã-dentista
Recebi no consultório uma moça de 22 anos insatisfeita com um preenchimento labial feito em outra clínica. O lábio havia ficado mais volumoso que o esperado, destoando da harmonia da face. Além disso, havia inflamação que poderia evoluir para infecção. O quadro, de fato exigia cuidados profissionais. Cuidados que não foram tomados na execução desse procedimento. Depois de tratar a inflamação, consegui corrigir o problema.
Casos como esse são comuns, assim como dúvidas à respeito do procedimento. Em primeiro lugar o paciente, seja homem ou mulher, precisa se certificar se o profissional está realmente capacitado para tal, assim como o local de atendimento precisa ser adequado. Conversar com pessoas que já fizeram com ele também ajuda a se sentir mais seguro. Jamais deixe que um preço atrativo seja o principal argumento.
Projeto cria incentivo para atração de investimentos industriais e tecnológicos
O Preenchimento Labial é um dos procedimentos com maior procura, uma vez que apresenta resultados rápidos e satisfatórios. Ele deve ser realizado com ácido hialurônico, que é uma substância reconhecida e presente em nosso organismo. A aplicação é feita através de cânulas e/ou agulhas, dependendo da indicação clínica de cada caso e adaptando a técnica para obter o melhor e mais natural resultado.
Não há dor. Utiliza-se bloqueio anestésico injetável, diminuindo qualquer desconforto. A durabilidade do produto nos lábios gira em torno de 9 a 12 meses, dependendo de cada organismo e da qualidade do produto. Mais um motivo para não avaliar apenas pelo preço. Normalmente é utilizado 1 ml do ácido. Mas, dependendo do resultado desejado, podemos usar até 3.Na primeira aplicação, prefiro começar devagar, com 1 ml, buscando um resultado natural. É normal um inchaço após a aplicação e no primeiro dia após acordar. Esse inchaço corresponde à um volume 30% maior que o desejado. Não precisa se assustar. Nas 24 horas seguintes o resultado definitivo começa a aparecer, podendo levar até 20 dias para se estabilizar.
Muitos pacientes acabam até preferindo o aspecto apresentado durante o inchaço e voltam para fazer outra aplicação. Voltando à recuperação, pode acontecer de ficarem roxinhos ao redor dos lábios. Está área é muito vascularizada e isso é completamente normal. Caso fique, desaparece entre 7 e 10 dias. Pomadas aceleram o desaparecimento.
O grande medo de muitas pessoas é o de um resultado artificial. Mas tenho o pensamento de que o correto é apenas realçar e embelezar os lábios, harmonizando-os com os traços naturais. Não adianta só saber preencher. O profissional precisa ter bom senso estético também. Mas, se há algum arrependimento ou inflamação, podemos reverter o procedimento aplicando uma enzima que destrói o ácido. Algo que apenas os melhores profissionais sabem fazer. Enfim, quando bem realizado, realça a beleza, os traços naturais e a sensualidade da face em qualquer fase da vida, de forma segura e efetiva.