Durante uma movimentada coletiva de imprensa, o prefeito Roberto Naves falou sobre uma ação que ocorrerá no próximo sábado (07) e sobre a ampliação no sistema de atendimento na rede municipal de saúde.
Uma mega ação vai ser realizada em Anápolis no próximo sábado, 07, com o objetivo de engajar a população na prevenção e combate à dengue. O local onde ocorrerá a abertura ainda será divulgado.
A medida deve-se ao aumento do número de casos da doença no município e o consequentemente aumento de demanda por atendimento nas unidades de saúde.
Na manhã desta terça-feira, 03, o prefeito Roberto Naves concedeu uma coletiva à imprensa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arco Íris para falar sobre essa ação que, segundo ele, envolverá agentes de combate à endemia, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da rede, além de outras secretarias da Administração Municipal e representações diversas da sociedade organizada.

Roberto Naves destacou, durante a entrevista, que o objetivo principal da movimentação e levar conscientização à população, sobre a necessidade de combater os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que é também vetor de outras doenças como zika vírus e a febre chicungunya.
A mega ação contra a dengue ocorrerá em todas as regiões da cidade, que foi dividida em setores onde as equipes irão concentrar os trabalhos, começando pelos locais onde há maior incidência de casos de dengue.
Além da parte educativa, a iniciativa também contará com outros serviços como limpeza e até mesmo a passagem de veículos com o fumacê.
“A ideia é que possamos visitar o maior número possível de domicílios”,
pontuou Roberto Naves.
O secretário municipal de Saúde, Júlio César Espíndola acrescenta que o combate da dengue só tem efetividade se houver a participação maciça da população, combatendo os focos do mosquito.
Portanto, disse ele, essa é uma missão compartilhada entre o poder público e a sociedade.

O secretário informou, inclusive, que é realizado diariamente um trabalho de coleta de pneus velhos na cidade.
Para se ter uma ideia, por mês, cerca de 30 toneladas de pneus são retiradas de circulação e encaminhados para uma empresa que faz a reciclagem desse tipo de material.
O secretário observa que a maioria dos focos do Aedes aegyti se encontram dentro das residências e, por isso, é necessário que cada um faça a sua parte, retirando todo e qualquer objeto que possa acumular água, pois é esse ambiente onde o mosquito se reproduz.
Estrutura de atendimento tem mudança
Ainda na coletiva de imprensa, o prefeito Roberto Naves anunciou a ampliação do atendimento a pacientes com sintomas gripais ou de dengue.
Atualmente, a rede municipal conta com três funcionando 24 horas, são elas: as UBS Vila Esperança e Parque Iracema e a UPA Pediátrica.
No novo fluxograma, as UBS Bairro de Lourdes e São José terão o horário estendido e passarão a atender os pacientes no período das 7 às 22 horas.
Os pacientes com suspeita de dengue poderão marcar consulta em qualquer UBS e solicitar exame através do ZAP da Saúde. Essas medidas também devem agilizar o atendimento, evitando a sobrecarga de algumas unidades.
