A Prefeitura de Anápolis quer ter uma radiografia exata de quantas pessoas não tomaram as doses de reforço. Um amplo levantamento será realizado, a partir do cadastro que o Município dispõe. Objetivo é avançar ainda mais com a imunização completa.
“A vacina salva milhares de vidas”.
A afirmação foi do prefeito Roberto Naves na coletiva de imprensa desta terça-feira, 15/02, quando ele e o secretário de saúde, Júlio César Spíndola, anunciaram novas medidas no enfrentamento à pandemia.
Na oportunidade, inclusive, as autoridades informaram que a partir da semana que vem, não mais será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em locais abertos como praças e parques, no Município de Anápolis.
Uso de máscara deixará de ser obrigatório em locais abertos em Anápolis
Durante a entrevista, Roberto Naves informou que a Prefeitura, via secretaria de Saúde, estará realizando uma ampla checagem entre aquelas pessoas que não completaram o ciclo vacinal.
Segundo ele, os estudos científicos demonstram que as pessoas vacinadas têm uma resposta imunológica bem superior aos não vacinados.
Dessa forma, disse ele, Anápolis está conseguindo atravessar “o tsunami da variante ômicron”.
O prefeito pontuou que essa variante, embora menos letal, tem um nível maior de contaminação. E, em razão disso, houve uma sobrecarga no sistema de saúde local no começo do ano.
O “inquérito” que a Prefeitura irá realizar, objetivando saber quantas e o motivo de algumas pessoas não completarem o ciclo vacinal, será feito com ajuda do cadastro que o Município já dispõe.
A secretaria municipal de Saúde terá uma equipe que vai fazer contato via telefone com esse público-alvo do levantamento.
E, obviamente, essas pessoas serão chamadas para que se vacinem.
Roberto Naves disse que aguarda que a pandemia seja rebaixada à condição de uma endemia. Mas, de qualquer forma, ele observa que a população terá de conviver com o vírus, porque o mesmo não deixará de existir, como os vírus gripais.
Assim, a vacinação da Covid-19 deverá, também, ser uma rotina na vida das pessoas.
Testagem e estrutura da saúde
Além da pesquisa, outras medidas também foram anunciadas pelo chefe do Executivo, já a partir do dia 20 próximo.
A testagem em massa, que hoje está concentrada em um único local, no Ginásio Internacional “Newton de Faria”, será feita nas unidades de referência: Parque Iracema
Bairro de Lourdes
Vila União
Vila São José
Ainda, a partir da semana que vem, as unidades do Arco Íris, São Carlos e Vila Norte, que vinham funcionando como unidades de referência, voltam a fazer os atendimentos da atenção básica.
Leblon: 65 leitos
Uma outra novidade é que a unidade do Bairro Leblon será ampliada e ganhará 65 leitos de internação.
Segundo o prefeito, esses leitos serão de suporte para a rede e vão permitir, por exemplo, que os leitos no Hospital Alfredo Abrahão sejam ocupados por pacientes que passaram ou vão passar por cirurgias.
Assim, vai também evitar sobrecarga na UPA da Vila Esperança.
A previsão, disse Roberto Naves, é que esses novos leitos da unidade do Leblon sejam entregues ainda este ano, uma vez que não é uma obra muito complexa.



