E a primavera chegou!… Com ela o verde, o desabrochar das flores e a inexplicável sensação de que a natureza fica mais exuberante, mais bela e com suas paisagens multicoloridas. Muda-se o tom! Sim, a primavera traz a renovação e dá um novo animo a todos que a contemplam. Sobre ela assim escreveu o poeta Cassimiro de Abreu (1839-1860): ´Na primavera tudo é viço e gala/Trinam as aves a canção de amores/Melhor perfume a violeta exala/Na primavera – na manhã da vida – Deus às tristezas o sorriso enlaça/E a tempestade se dissipa e passa/A voz mimosa da mulher querida.´
A primavera é o exemplo maior da renovação da esperança. É um convite ao recomeço de todos nós, sem medo. Afinal, a natureza recomeça a cada dia e dá-nos o espetacular exemplo. Da mesma forma, também nós, podemos e devemos recomeçar a cada dia, procurando melhorar, cumprindo a missão que nos foi concedida pelo Criador de todas as coisas. Florbela Espanca (1894-1930). poetisa maior da língua portuguesa, também apaixonada pela primavera, cantava: ´Há uma primavera em cada vida. É preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder… para me encontrar´.
Isto mesmo. É preciso saber perder-se! A renovação exige um corte: o velho e o novo, o passado e o futuro, uma decisão, enfim! Cecília Meireles, nossa poetisa, exaltava: ´Aprendi com a primavera a deixar-me cortar para voltar sempre inteira´. Assim deve ser. O exemplo que a natureza nos traz a cada ano representa um grande corte: deixar cair as folhas velhas das árvores para nascer e crescer outras novas, verdes e cheias de vida. Este é o modelo! É a renovação da vida. Isto não pode e nem deve passar desapercebido. Afinal, a renovação é uma coisa sagrada, bíblica, e que não pode ser desprezada. Simples assim.
Sonhar não custa nada. Portanto, temos que ter todos os sonhos do mundo, sempre! Podemos e devemos então sonhar que esta primavera traga-nos, bem como para toda nação brasileira, a renovação da esperança. Que ela chegue ao nosso país como um todo. A nação tem convicção de que o país necessita de uma primavera, de um novo horizonte com perspectivas de futuros, de uma renovação em seus conceitos, com melhorias em todo seu ambiente. Não será demais sonhar, então, que nossos políticos façam um corte em suas atitudes e passem a pensar o futuro de nossa nação brasileira, sem fisiologismos, sem paternalismo, sem populismo, fazendo justiça, promovendo a inclusão social através da educação de qualidade com preparo das futuras gerações, caminhando com os pés no chão, sem gastar o que não tem, facilitando o trabalhismo, eliminando a loucura fiscal reinante, enfim fazendo as reformas e acompanhando o mundo moderno.
Ai sim, com certeza, será a primavera dos sonhos e cheia de flores! Será a primavera da esperança renovada. Será a primavera com olhos para o futuro.
