A primeira edição do Jornal Contexto, que circulou no final de 2004 e início de 2005, trazia na capa, como chamada principal: “Nova gestão: os desafios de Sahium”. A matéria, assinada pelo jornalista Nilton Pereira trazia a expectativa do então prefeito eleito Pedro Sahium, que estava tomando posse pela segunda vez na Prefeitura de Anápolis.
A matéria cita como um dos desafios a preparação da cidade para a comemoração do seu primeiro centenário (o que ocorreu em 31 de julho de 2007 e foi, também, na época, registrado pelo jornal), além dos desafios de fortalecer a economia local. Ainda, a matéria destacava o apoio de Onaide Santillo.
Também foi destacada na primeira edição, a história do empresário Maxilânio Diniz, de Abadiânia. Com o título: “Em busca da identidade perdida”, o texto assinado pelo jornalista Marcos Vieira narra o drama de uma troca de bebês que ocorreu numa maternidade em Anápolis e, na época, virou caso de polícia.
Maxilânio foi criado como filho legítimo por Carlos Donizete e Valdirene das Graças Diniz. Mas levou anos e foi preciso recorrer a testes de DNA para descobrir seus verdadeiros pais biológicos: Agenor Nunes e Íris Pacheco Macedo e Silva.
O jornal destacou a tragédia do terremoto na Ásia, que deixou um saldo de quase 80 mil mortos na época.
Assuntos que parecem paute de hoje, o jornal noticiava: “Dengue- População não faz a sua parte”.
A edição primeira veio recheada com uma entrevista exclusiva com o empresário capitão Waldyr O´Dwyer, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele contou um pouco da sua vida e falou sobre um tema que para ele, era apaixonante: A Plataforma Logística Multimodal.
O Contexto acompanhou a jornada desse sonho do capitão Waldir. Mas, infelizmente, a notícia não é boa, porque o sonho dele nunca saiu do papel.
O centenário
Como dito no começo da matéria, a cidade se preparava para comemorar o seu primeiro centenário. Numa edição histórica (nº 128) com 28 páginas, o Jornal Contexto trouxe um rico material da cidade, contando a história do município, seus personagens e personalidades.
A publicação destacou a economia, a Base Aérea e lembrou as conquistas importantes que a cidade teve nas mais diversas áreas.
Durante a programação do aniversário, um dos destaques foi a abertura da urna do cinquentenário, com a revelação dos objetos que ali foram depositados por anapolinos 50 anos atrás da comemoração do centenário.
Uma nova urna foi depositada para ser aberta 50 anos depois do centenário e, certamente, escritos do Contexto lá estão para registro.
Leia também: Mil e vinte – Por Vander Lúcio Barbosa


